Notícias
QUEDA DE COLUNA
Prefeitura atua em várias frentes após incidente em escola
20/02/2017 | 19h06
Prefeitura atua em várias frentes após incidente em escola

A administração municipal mobilizou pelo menos três secretarias, além do gabinete do prefeito, para adotar medidas necessárias relacionadas a um incidente ocorrido na Escola Prada, no centro de Limeira, no início desta segunda-feira (20). 
Por volta das 7h30, a coluna de uma obra em reforma na unidade caiu durante trabalho que a empreiteira contratada pelo município realizava para a execução do serviço. Na queda, a estrutura atingiu o tapume que cedeu e afetou a janela de uma sala de aula do 5º ano do Ensino Fundamental. Estilhaços do vitro acabaram provocando um pequeno corte na cabeça de uma aluna de 10 anos. Uma outra estudante teve um ferimento muito leve na altura do joelho.
As  duas garotas foram  socorridas imediatamente por uma equipe do Samu e levada à Santa Casa. 
Com a primeira medida adotada, o prefeito Mario Botion e o vice, Júlio C. Pereira da Silva, o dr. Júlio, além das Secretarias de Obras e Serviços Públicos, Educação e Comunicação Social foram informados do ocorrido. Botion solicitou que todas as providências fossem adotadas.
O prefeito e o vice, além do secretário André Luiz de Francesco (Educação) se dirigiram para a Santa Casa de Limeira. Na Prefeitura, o secretário Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) com engenheiros da Pasta apuravam as informações decorrentes do incidente. 

ALTA 
A criança com ferimento um pouco mais sério recebeu dois pontos na cabeça. Ela e a colega tiveram alta por volta das 14h. Na parte da manhã, a diretora da escola Regina Helena Baron Freire e a professora das crianças permaneceram na Santa Casa. À tarde, a assistente social que atua junto a escola e a chefe de Serviço Social, Maria Helvira Andrade, prestaram toda a assistência no hospital. 
Durante a manhã, Botion compareceu no local e garantiu toda a assistência às famílias. Em seguida, dr. Júlio e Francesco também estiveram na Santa Casa. Médico, o vice-prefeito autorizou que o hospital realizasse uma tomografia na criança para eliminar qualquer dúvida sobre o ferimento. 

OBRAS
A ordem de serviço para a obra na escola foi assinada pelo secretário Dagoberto Guidi há um mês. Atendendo a uma medida judicial, por conta de aspectos de prédios de patrimônio histórico, a Secretaria teve que contratar uma empreiteira para demolir um muro e construir um gradil de menor altura. 
Segundo Guidi, houve uma determinação para a empresa de que as obras de demolição do muro ocorressem durante o final de semana – justamente por medidas de segurança e para se evitar barulho durante o período de aulas.. Porém, na manhã de hoje, a empresa voltou ao locar para dar sequência ao serviço – sem o aval da prefeitura. Foi quando a colunaacabou cedendo, caindo e provocando o incidente. 
Após o fato, a Defesa Civil fez uma perícia no local (relato do que ocorreu). A sala que ficou com estilhaços de vidro foi limpa, mas acabou interditada até que o caso fosse apurado. “Só vamos liberar a obra novamente após a devida apuração”, disse Guidi. O caso era remanescente de 2012, após medida judicial voltada para preservar o patrimônio histórico de todo o complexo que envolve a Companhia Prada. 

Notícias recomendadas para você