Prefeitura inicia na 2ª feira regra nova para entrega de remédios
16/02/2017 | 18h59
Prefeitura inicia na 2ª feira regra nova para entrega de remédios

A Prefeitura de Limeira divulgou hoje (16) as informações sobre o GEMM (Gestão Estratégica de Materiais e Medicamentos), novo sistema de gerenciamento de entrega de materiais, medicamentos, insumos e outros produtos para a população. O objetivo principal é reorganizar e garantir a qualidade nos processos de compra, armazenamento e entrega destes itens. “A informatização da área da saúde faz parte do nosso plano de governo e a implantação deste sistema será a primeira medida neste sentido. O novo sistema vai permitir a gestão do serviço e a mensuração em tempo real dos estoques e da quantidade de remédios entregues para a população nos polos. Com isso estimamos uma economia de pelo menos 20% na compra de medicamentos”, explica o prefeito Mario Botion.

A divulgação do novo sistema de entrega de medicamentos e materiais, durante entrevista coletiva no início da tarde de hoje, também contou com a presença do vice-prefeito, Júlio C. Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, e da assessora executiva da secretaria de Saúde, Silvia Della Riva, que detalhou o funcionamento do GEMM.

O prefeito também destacou que o novo sistema será implantado em 17 polos de distribuição que possuem instalações físicas apropriadas para o estoque e a entrega dos materiais e medicamentos. “A reorganização dos pontos de entrega dos remédios levou em consideração a estrutura do local. Os ambientes serão climatizados para oferecer temperatura e umidade adequadas para o estoque dos medicamentos. Todos estes pontos também terão profissionais habilitados para realizar este serviço”, reforçou Mario Botion. Atualmente, boa parte dos locais de distribuição não possui condições para armazenamento e um número reduzido da nossa lista de medicamentos é encontrado nesses locais.

A implantação do sistema será realizada pela Secretaria de Saúde e pela equipe técnica do departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Limeira a partir da próxima segunda-feira (20). A implantação do sistema seguirá um cronograma até o final de março. Ele começa na segunda-feira (20) pelo Ambulatório de Saúde Mental, na avenida Ana Carolina Levy. “Este sistema foi adquirido pela gestão passada para ser implantado em 10 polos de distribuição. Ampliamos para 17 pontos sem qualquer custo”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, explicou que os pontos com maior distribuição mensal de medicamentos serão mantidos, como a Farmácia Municipal, que atende em média 11 mil pessoas por mês, o Ambulatório de Saúde Mental, com atendimento de 10 mil pessoas e a Policlínica, que atende 7 mil pessoas por mês. Outros pontos com menor distribuição deixarão de entregar remédios, como a Vila Queiroz, com 71 pessoas por mês e o bairro dos Lopes (área rural), ate atende 150 pessoas por mês.

“Os moradores da zona rural que têm doenças crônicas e fazem uso de medicamento contínuo receberão os remédios por meio das coordenadoras dos postos de saúde. No caso de doenças agudas, a retirada de remédios deverá ser feita nos pontos de distribuição”, explicou Gerson Hansen Martins.

CADASTRO

Para realizar o cadastro nos novos polos de distribuição de medicamentos, os pacientes deverão apresentar os seguintes dados:

Nome, data de nascimento, nome da mãe (não obrigatório) sexo, CPF (não obrigatório), endereço completo, número do cartão SUS.

Os usuários serão informados pelos funcionários da própria unidade.

Veja a lista com os 17 Polos de Distribuição

Central de Medicamentos

Policlínica

Ambulatório de Saúde Mental