RAPIDÃO
Baixa frequência de passageiros tira 3 linhas de circulação
08/02/2017 | 17h59
Baixa frequência de passageiros tira 3 linhas de circulação

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, anunciou nesta quarta-feira que está retirando de circulação três das cinco linhas do “Rapidão” - modelo de transporte coletivo da cidade que percorre determinado trecho sem parar em alguns pontos do percurso. O serviço estava suspenso desde 23 de dezembro após o encerramento do ano letivo.
O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, decidiu manter apenas duas das cinco linhas, desde a última segunda-feira (6). Outras três ficarão fora de circulação agora em caráter definitivo. A medida contempla razões de ordem técnica, conforme explica Oliveira. Ela leva em conta a baixa média de passageiros que se utiliza do serviço. Os veículos utilizados no serviço que foi eliminado estão agora operando em linhas das regiões, isso como forma de atender uma demanda maior de passageiros.
A linha 420, uma das que estão fora de circulação, transportou uma média de 8,88 passageiros por viagem. A média é mensal. Neste mesmo mês, as outras duas linhas que estão deixando de operar, a 410 e a 430, respectivamente, transportaram 12,46 e 16,18 passageiros por viagem. Desde a última segunda-feira, o serviço 156 da prefeitura atendeu apenas uma ligação sobre o assunto, na verdade uma sugestão para manter uma das linhas em caráter definitivo.
O “Rapidão”, incluindo as linhas que foram retiradas do sistema e aquelas que ficaram, realizavam oito viagens por dia, quatro delas no período da manhã e outras quatro no período da tarde. No caso daquelas linhas que foram retiradas, existem diversas alternativas de transporte para os usuários (veja abaixo).

Linha 430 – Terminal Urbano – Parque Hipólito
Média de passageiros por viagem – 16,18