Limeira irá intensificar apoio à exportação
07/02/2017 | 18h34
Limeira irá intensificar apoio à exportação

A Prefeitura de Limeira está trabalhando para intensificar o projeto de apoio à exportação no município. Uma das ações é a ampliação da quantidade de vagas disponibilizadas para empresas limeirenses no Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), da ApexBrasil. Na última semana, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação José França Almirall recebeu no Edifício Prada a monitora do Núcleo de Campinas do PEIEX, Luciana Oliveira.

Almirall afirma que o foco do governo municipal é dinamizar o ambiente empresarial, incluindo ações de fomento ao fluxo do comércio internacional. “Incentivamos a participação de empresários e gestores no projeto, que possibilita melhorias em várias áreas dentro das empresas”, falou. O projeto visa capacitar empresas para aumentar sua competitividade exportadora, ofertar produtos de qualidade e utilizar as modernas ferramentas de gestão empresarial.

O atendimento, que é gratuito e individualizado, aborda áreas como gestão estratégica, finanças e custos, capital humano, vendas e marketing, produto e produção e comércio exterior. A atuação do PEIEX no interior da empresa dura cerca de três meses e não há distinção de porte, permanecendo aberto a qualquer empresa que queira crescer. A única contrapartida é a dedicação do empresário e de sua equipe no engajamento do Projeto. As ações são integralmente custeadas pela ApexBrasil e executadas pelo departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP, com intermediação da Fundação Vanzolini.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o município de Limeira registrou em 2016 o número de 167 empresas exportadoras, que movimentaram juntas um volume financeiro de US$ 445,5 milhões. De acordo com Luciana, em menos de dois anos, 40 empresas limeirenses receberam atendimento do PEIEX. Limeira é a segunda em número de atendimentos no Núcleo de Campinas, que atende 50 municípios. “Além de potencializar o comércio exterior, o projeto torna as empresas mais aptas a enfrentarem desafios em quaisquer mercados”, afirmou a monitora.

Mais informações sobre o PEIEX podem ser obtidas pelo telefone (19) 3404-9823 ou pelo e-mail: internacional@limeira.sp.gov.br.