PREVENÇÃO
Contra a dengue, Prefeitura realiza limpeza em prédio privado no Jd. Novo Horizonte
02/02/2017 | 18h00

Com o objetivo de combater os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, a Prefeitura de Limeira, por meio das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Defesa Civil, Guarda Municipal e Centro de Promoção Social (Ceprosom), Fiscalização Unificada e Visa realizaram na manhã desta quinta-feira (2), uma ação de limpeza em um barracão que fica em um terreno privado localizado no Jardim Novo Horizonte, próximo à Rua Professora Aurora Aparecida Bucci.

O combate aos possíveis criadouros do mosquito é uma das prioridades do governo Mario Botion. Especialmente neste local, agentes do CCZ encontraram mais de 300 focos, alguns com larvas do mosquito em pneus e poças de água. Havia dezenas de pneus jogados no local, latas vazias e poças de água espalhadas por toda extensão do prédio. Do local também foram retirados três caminhões de lixo. Houve ainda a abordagem pelo Centro de promoção Social (Ceprosom) a um homem que estava dormindo no local.

O imóvel já é conhecido pelas equipes da Prefeitura. Só no ano passado, o proprietário foi notificado duas vezes: uma para a limpeza do espaço e outra para o fechamento do prédio. Porém, ele, não atendeu a nenhuma das notificações. Na primeira semana de janeiro deste ano, o responsável pelo imóvel foi advertido sobre a notificação, mas não tomou providências. "Este terreno encontrava-se com bastante lixo e pneus descartados que colocam em risco a saúde da população. O proprietário já foi notificado anteriormente para efetuar a limpeza e tomar as providências cabíveis em relação ao local”, diz a coordenadora do CCZ, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa.

RISCO

Pedrina explica que à Prefeitura cabe a retirada de recipientes propícios para criadouros do mosquito Aedes Aegypti e a notificação ao proprietário para efetuar a limpeza do local e mantê-lo em ordem. “Atentamos para as condições sanitárias do local e o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que geram riscos à saúde pública. O espaço precisa ser limpo pelo proprietário o mais rápido possível, pois se encontra em uma área residencial gerando riscos à saúde pública”, comentou.

A operação contra a dengue seguiu durante todo o dia. Na parte da tarde, as equipes estiveram em uma área do Lagoa Nova. Na vistoria, realizada pelos agentes de controle de Zoonoses, foram encontrados recipientes descartados de forma irregular e larvas do mosquito Aedes aegypti. Os materiais foram recolhidos pela equipe de limpeza e os criadouros eliminados.

Durante a iniciativa, cinco pessoas que estavam utilizando o local como moradia foram atendidas pelos profissionais do Ceprosom, mas recusaram atendimento do Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP).