SAÚDE PÚBLICA
Limeira recebe palestrantes da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo
31/01/2017 | 11h49
Limeira recebe palestrantes da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que participam do Peca (Programa Expedições Científicas e Assistenciais), ministraram na segunda-feira, 30, uma palestra sobre sífilis, dengue, zika e chikungunya. Realizada em parceria com a Prefeitura de Limeira, a iniciativa contou com a participação de aproximadamente 200 servidores da rede municipal de saúde, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

A professora da faculdade e epidemiologista Ione Aquemi Guibu falou sobre a importância da notificação dos casos de sífilis, que tornou-se obrigatória a partir de 2010. “A notificação permite saber como está o andamento da doença para que sejam propostas medidas de controle”, afirmou. Ela destacou, ainda a necessidade da eliminação da sífilis congênita (transmitida da mãe para o filho durante a gestação), da realização dos exames de pré-natal e do envolvimento do parceiro no tratamento da doença.

CUIDADO
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. De acordo com dados Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), órgão ligado ao Ministério da Saúde, foram registrados 227.663 casos da doença no Brasil, de 2010 a 2016.
Dengue, zika e chikungunya foram os temas abordados pela médica epidemiologista Maria Josefa Perion Rujula. Ela falou sobre os sintomas das doenças, o tratamento, e sobretudo, nas questões relacionadas à prevenção.