ÁGUAS CLARAS
Prefeitura inicia plantios na sub-bacia do Ribeirão Tabajara
13/12/2022 | 16h17
Prefeitura inicia plantios na sub-bacia do Ribeirão Tabajara

Teve início, na semana passada, a última etapa do Projeto Águas Claras, com o plantio de 1.667 mudas no Sítio Barbosão 3, no Bairro dos Frades. Ao todo, serão plantadas 21.671 árvores na sub-bacia do Ribeirão Tabajara, em uma área de 13 hectares. A previsão é que os plantios sejam concluídos ainda neste mês. O projeto, que foi desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, é um dos principais programas ambientais do município das últimas décadas.

A iniciativa tem como finalidade ampliar a quantidade e a qualidade das águas do abastecimento de Limeira, por meio da preservação da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Tabajara, que é o principal afluente do Ribeirão Pinhal – uma das fontes de onde é captada água para o abastecimento do município. O recurso para implantação do projeto foi adquirido por meio de convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA). O repasse é de R$ 800 mil, com contrapartida do município de R$ 80 mil.

O projeto também contemplou a construção de um novo barracão no Horto Florestal e a implantação de uma estufa no espaço. O equipamento tem dimensão de 750 metros quadrados. Outra etapa importante foi o apoio técnico e financeiro para que as pequenas propriedades rurais das proximidades do ribeirão implementassem saneamento, por meio da instalação de 27 fossas biodigestoras.