Viveiro de mudas contribui com recuperação de áreas degradadas
08/12/2022 | 14h41
Viveiro de mudas contribui com recuperação de áreas degradadas

A recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) nas propriedades rurais de Limeira é uma forma eficiente de proteção dos recursos hídricos do município. O Viveiro Municipal do Horto Florestal auxilia a suprir a demanda por mudas dos produtores. De acordo com a legislação, um raio de 50 metros no entorno de nascentes e uma faixa de 30 metros às margens de cursos de água devem possuir mata ciliar.

O viveiro tem atualmente prontas para doação quase 10 mil plantas. Até o fim de novembro, foram doadas 8.233 mudas a 261 produtores de Limeira. Além disso, municípios da região receberam 1.453 árvores, por meio do Consórcio PCJ. A capacidade total de produção é de 35 mil mudas por ano.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressalta a importância do viveiro para Limeira: “além de ser a principal ferramenta para recuperação de APPs que possuímos atualmente, também é essencial para conservação de espécies de árvores, em razão da diversidade da produção”. Os produtores rurais que possuem áreas para recuperar podem receber mudas nativas e orientação técnica. O telefone para contato é o 3441-0005.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O local é, ainda, um rico espaço de educação ambiental. Escolas das redes pública e privada podem realizar agendamento de visitas técnicas monitoradas. Os alunos aprendem com os técnicos da pasta sobre as etapas de produção de mudas, desde a semeadura, e podem observar espécies nativas. Além disso, podem conhecer a estufa por dentro.

Simone destaca que é uma oportunidade de levar conscientização sobre a importância das árvores e das matas ciliares. “As visitas têm sido bem sucedidas, com retorno muito positivo das crianças, que se interessam, participam e fazem perguntas ao longo das atividades”, diz.