COLETIVA
Botion anuncia polos integrados e investimentos na segurança pública de Limeira
07/12/2022 | 18h09
Botion anuncia polos integrados e investimentos na segurança pública de Limeira

O prefeito Mario Botion anunciou hoje (7), em coletiva à imprensa, diversos investimentos na segurança pública de Limeira. Estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, o delegado seccional Antonio Luis Tuckumantel, e o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Adriano Vieira Braz.

Também participaram o comandante da GCM, André Hailer, o diretor da Defesa Civil, Anderson Martins, os vereadores Everton Ferreira, Elias Barbosa, João Antunes Bano e Betinho Neves, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o subtenente da PM, Hipólito, além de guardas municipais e técnicos da Secretaria de Segurança.

Botion destacou os avanços conquistados na área de segurança pública desde o início de sua primeira gestão, em 2017. Ele citou a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reúne as forças de segurança e secretarias municipais; a implantação do comando, subcomando e subinspetoria da GCM; e o projeto Educar Limeira, que neste ano levou palestras a mais de seis mil estudantes.

Entre os anúncios, estão a aquisição de pistolas, fuzis e uniformes, em processo de licitação – cerca de R$ 1,1 milhão dos recursos é de emenda do deputado federal Miguel Lombardi –, e da renovação da frota da GCM. “São importantes entregas que vão trazer melhores condições de trabalho à guarnição e garantir, assim, mais segurança para nossa população, o que é sempre o nosso principal objetivo”, afirmou o chefe do Executivo.

O prefeito anunciou, ainda, a implantação de sistemas de monitoramento em todos os próprios públicos municipais. “Os projetos estão bem avançados e o investimento será de mais de R$ 40 milhões”, afirmou Botion. O processo licitatório para implantação dessas melhorias deve ser iniciado nos primeiros meses de 2023. “Será um avanço significativo para a segurança dos patrimônios públicos”, completou.

Durante a coletiva, foram apresentadas 50 pistolas que foram doadas pela Polícia Rodoviária Federal e vão complementar o armamento da GCM.

CONVÊNIO COM A SENASP

Botion e Marchi detalharam o convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), assinado na semana passada, em Brasília (DF). O instrumento libera recursos da ordem de R$ 2 milhões para a segurança pública de Limeira, que permitirão a criação de cinco polos de atendimento integrado de segurança – quatro na zona urbana e um na zona rural.

“Esses polos terão caráter preventivo e vão refletir na redução da criminalidade, mas também levarão à comunidade alguns serviços que hoje concentram-se no Paço Municipal”, explicou Marchi. Segundo ele, nesses locais, também serão criados gabinetes de mediação e solução de conflitos. “Os GCMs serão capacitados para também lidar com questões sociais dentro dos bairros”, complementou.

Botion destacou que Limeira ficou entre as oito cidades do país que conseguiram aprovar o projeto elaborado pela Secretaria de Segurança Pública. Ao todo, mais de 650 municípios apresentaram propostas para buscar o convênio com o governo federal. “Graças ao trabalho integrado realizado em Limeira na área de segurança, conseguimos uma boa pontuação, garantindo importantes recursos ao município”, enfatizou.

Todos os equipamentos necessários para implantação dos polos de atendimento serão adquiridos com recursos do convênio, além de uma contrapartida do município. Segundo Marchi, os processos licitatórios já foram iniciados e a instalação deve começar no primeiro semestre de 2023.