Alerta sobre males do tabagismo é tema de palestra do Nair Bello
27/01/2017 | 16h46
Alerta sobre males do tabagismo é tema de palestra do Nair Bello

Dependência, câncer de boca, impotência, infarto e envelhecimento precoce são alguns dos principais efeitos causados ao organismo do fumante. O tema tabagismo foi abordado na tarde hoje, 27, em uma palestra promovida pelos profissionais Maria Carolina Pedalino Pinheiro e Fernando Morcelli Duarte. Eles são psiquiatras do Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA), que segue em Limeira, até o próximo dia 31.

O PECA é um programa de extensão universitária da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Seu objetivo é estimular o compromisso com o atendimento integral à saúde do paciente e a responsabilidade social dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da instituição. “A medicina não acontece somente na sala de aula. Precisamos cada vez mais expandir e compartilhar a atenção primária, como em palestras como essa”, disse Duarte.

O tema tabagismo atendeu à demanda do município. Palestras sobre dependência química nos jovens e autismo também foram ministradas pelos profissionais do PECA ao longo desta semana. Eles conversaram com os profissionais da rede de saúde municipal e de atenção psicossocial. “Estamos há dez anos no projeto e cada vez mais notamos a necessidade de levar conhecimento às pessoas fora do ambiente hospitalar’, comentou a médica Maria Carolina.