EMCEA
"O Jardim Encantado" é tema de apresentação gratuita de balé e jazz
01/12/2022 | 15h13

O palco do Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva transforma-se em um “Jardim Encantado” para a apresentação dos alunos de balé e jazz da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea). Coordenada pela professora Rebecca Loys, a apresentação acontece neste sábado (3), às 19h, com entrada gratuita. O Centro Cultural pertence à Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
A apresentação reúne alunas dos três anos do curso de iniciação ao balé e a turma de iniciação ao jazz para uma apresentação preparada com carinho pela equipe do Centro Cultural. A narração foi escrita pela professora e as coreografias foram planejadas de acordo com os movimentos aprendidos e aperfeiçoados em sala de aula. “Foi tudo pensando na postura deles, coordenação motora e parte cognitiva, aonde eles gravam o que está sendo passado, por isso na dança é repetição, correção e aperfeiçoamento”, explicou Rebecca.
O figurino utilizado pelos alunos foi planejado e criado pelo Departamento de Formação para as Artes, a fim de que nenhum aluno precisasse arcar com grandes custos. O tema, escolhido pela professora, foi pensado nas turmas e na delicadeza de cada aluno. “Minha percepção como professora é de que eles são, em sua maioria, crianças e nada mais bonito do que entrar em seu mundo e trazer isso para nossa realidade, fazendo tudo se tornar encantado”, disse a professora.
Segundo o secretário de Cultura, José Farid Zaine, desde 2017, sob a Administração do prefeito Mario Botion, os figurinos de balé da Emcea foram padronizados, para que todas as crianças que participam dessa linguagem artística tenham acesso a eles, independentemente de suas condições sociais. “Consideramos essa ação um dos maiores avanços no trato da Prefeitura com o público atendido pela nossa querida Escola de Artes”, declarou.
A apresentação recebe ainda os convidados Bruna Rosa e Fran Marxx, que contribuem com número de dança para a encenação, e Lucas Rodrigues da Conceição, que atua como professor de teatro na Emcea e será responsável pela narração.
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 18h, na bilheteria do teatro localizado na Praça Toledo Barros. “Esperamos acender a emoção e atenção pela cultura e arte da nossa cidade”, finalizou Rebecca.