HORÁRIO ESTENDIDO
Prefeitura amplia coleta de Papanicolau nas UBSs Campo Belo, Nova Limeira e Cecap
25/11/2022 | 16h27

O horário de coleta do Papanicolau será estendido – das 17h às 20h – em mais três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na próxima semana: quarta-feira (30), na UBS Campo Belo; e quinta (1º), nas UBSs Nova Limeira e Cecap. O Papanicolau detecta lesões que permitem o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. O público-alvo da iniciativa são mulheres de 25 a 64 anos.

Como se trata de uma “ação de saúde”, não haverá necessidade de apresentar o pedido médico. Basta que as mulheres da faixa etária procurem as unidades, com RG, CPF e Cartão SUS. A Secretaria de Saúde ressalta que o atendimento nos dias estendidos será voltado exclusivamente à coleta do Papanicolau.

RECOMENDAÇÕES

A mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. Deve, ainda, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que a mulher não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas podem fazer o Papanicolau, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.