COPA DEGASPARE
Inspirada na Copa do Mundo, escola da rede organiza competição de futsal
24/11/2022 | 14h41
Inspirada na Copa do Mundo, escola da rede organiza competição de futsal

Os 470 alunos da Emeief Professora Maria Aparecida Degaspare, mantida pela Prefeitura de Limeira, estão vivendo intensamente o clima de Copa do Mundo. Divididos em 32 times - o mesmo número de seleções que participam da competição no Catar - os estudantes foram convocados para a “Copa Degaspare” de futsal.

A abertura dos jogos, na segunda-feira (21), foi transmitida “ao vivo” para os familiares (via Whatsapp) e teve direito a apresentações de ginástica rítmica e desfile das delegações com cartazes das respectivas bandeiras - estas, produzidas nas aulas de Arte.

Segundo a diretora da unidade, Fabiana Cristina Jurgensen dos Santos, a iniciativa é uma tradição que sempre acompanha a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. “É uma forma de incentivar a prática esportiva e o trabalho em equipe, os alunos gostam muito”, afirmou. Ela ressaltou ainda, que os jogos despertam o interesse dos alunos pelos países que irão defender.

Paralelamente ao evento, algumas classes criaram álbuns de figurinhas com as próprias fotos. A atividade é interdisciplinar e envolve conhecimentos de Arte, Matemática e Língua Porguesa. As figurinhas são autocolantes, como no álbum oficial da Copa, e também contemplam o “time” administrativo da escola.

INCLUSÃO

Como forma de incluir todos os estudantes da unidade, do Maternal ao Ensino Fundamental, os alunos mais novos, de 2 a 5 anos, disputam o “chute ao gol”. A partir dos 6 anos, eles já entram em quadra para o futsal, em times mistos, integrados por meninos e meninas.

Na tarde de terça (22), Jeniffer Alves de Souza, de 9 anos, acompanhava um jogo entre Coreia do Sul X Argentina na quadra da escola. Em meio à torcida, ela disse que estava gostando da partida. “As crianças se desenvolvem mais”, comentou.

Victor Assis, também de 9 anos, era outro entusiasta da “Copa Degaspare”. Apaixonado pelo esporte, ele já treinou em uma escolinha de futebol e atualmente coleciona o álbum de figurinhas oficial da Copa. Sobre a proposta da escola, Victor afirmou que é uma oportunidade de aprimorar sua técnica, principalmente a defesa. “Posso até virar jogador”, profetizou.

Os jogos da escola são organizados pelas professoras de Educação Física, Daiane Pedro Bom e Margarida Ambrózio Brasilino. Ambas também atuam como árbitras das partidas. “É um momento muito importante, de confraternização, que pertence ao Projeto Pedagógico da escola”, salientou Daiane. “Os alunos ficam muito eufóricos e se divertem”, completou.