Evento sobre Segurança do Trabalho destaca esgotamento profissional
24/11/2022 | 14h25
Evento sobre Segurança do Trabalho destaca esgotamento profissional

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último dia 22, um evento alusivo ao Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. O prefeito Mario Botion prestigiou o evento, que aconteceu no auditório do Senac Limeira. A data é celebrada no dia 27 de novembro, em alusão à Lei nº 7.410, de 1985, que regularizou a profissão no país.

O tema principal do encontro foi a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, entendida como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A palestra foi conduzida pela médica Simone Oliveira Teixeira, ligada ao Ministério Público do Trabalho.

Na ocasião, o chefe do Executivo agradeceu a todos os presentes e a administração do Senac Limeira. "É com imensa satisfação que oferecemos esse evento, uma grande oportunidade de aprendizado aos alunos, que serão os futuros técnicos de segurança do trabalho da cidade, como meu pai dizia: conhecimento de qualidade não ocupa espaço em nossas cabeças, só nos faz bem, hoje e sempre", disse.

DOENÇA
A causa fundamental da doença é o excesso de trabalho. A patologia é mais presente em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

O objetivo do evento é parabenizar os profissionais da área de Segurança do Trabalho cuja responsabilidade é assegurar aos trabalhadores condições dignas para o desempenho de suas funções, criando medidas preventivas para evitar acidentes de trabalho.