GILIO MIALICHI
Artista limeirense expõe obras no Rio Grande do Sul
18/11/2022 | 14h54
Artista limeirense expõe obras no Rio Grande do Sul

O 8º Salão de Arte 10x10, realizado pela Fundarte, em Montenegro (RS), selecionou, entre mais de 360 candidatos, o limeirense Gilio Mialichi para expor a série “Pintura desabitada”. O artista é professor de Artes Plásticas da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), equipamento cultural pertencente à Prefeitura de Limeira.

O trabalho discute as atuais formas de atenção, interesse e investigação do autor para o modo de entender e produzir pintura contemporânea, trazendo uma proposta em que o suporte não é visto somente como um adorno de acabamento, mas como uma peça fundamental que possibilite conter fragmentos em seu interior.

“Pintura Desabitada” surgiu em 2018 com outro formato, cujo pensamento original era colher as cores das paredes das casas em que o artista viveu sua infância com a mãe. Agora, a obra apresenta-se reorganizada e inédita para a mostra. “O salão me fez voltar a refletir a simplicidade e a potência dos pequenos formatos”, disse Mialichi.

A série é composta por três tubetes plásticos transparentes e incolores, contendo fragmentos de tinta seca, carimbadas em tinta acrílica com a palavra “desabitado”, e pode ser conferida no salão a partir de hoje (18) até 24 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da fundação: http://www.fundarte.rs.gov.br/