TECNOLOGIA
Educação premia estudantes de destaque em programas de leitura
16/11/2022 | 17h50
Educação premia estudantes de destaque em programas de leitura

A Secretaria de Educação de Limeira realizou nesta quarta-feira (16), o primeiro dia de premiação do Clube de Leitura e da 2ª Minimaratona de Leitura Virtual. A cerimônia ocorreu no Teatro Nair Bello e contou com a presença do responsável da pasta, André De Francesco, da diretoria Pedagógica, Adriana Dibbern Capicotto, dos professores que organizaram a ação, Adriano Paiva, Camilla Cazonatto e Priscila Celestino, além de professores, alunos e seus familiares. A premiação segue amanhã (17), para os alunos do 4º ano, e sexta-feira (18), para os estudantes do 5º ano. O horário é das 9h às 11h.

A iniciativa envolveu mais de 10 mil estudantes, do 1º ao 5º anos. O objetivo é despertar o gosto pela leitura com apoio de recursos tecnológicos. O prefeito Mario Botion observou que o resultado positivo dos projetos deve-se, em parte, aos investimentos realizados ao longo do ano. “A prefeitura destinou R$ 1,7 milhão na compra de 55 mil livros, que renovaram e ampliaram o acervo das bibliotecas nas escolas”, salientou. “O uso da tecnologia como aliada ao desenvolvimento da leitura estimula o aluno a buscar novos saberes”, complementou.

Além dos livros, Francesco ressaltou que a Educação foi contemplada com brinquedos, kits pedagógicos e artigos esportivos (investimento de R$ 4,2 milhões) e computadores (investimento de R$ 10 milhões). Os computadores foram empregados tanto na estrutura administrativa quanto na criação de laboratórios de informática nas escolas.

Os programas

O Clube de Leitura e a Minimaratona de Leitura Virtual são propostas integradas. No primeiro, a Secretaria de Educação indicou seis livros que foram lidos e trabalhados pelos alunos em sala de aula. Após a leitura, os estudantes responderam um quiz on-line. Os dez alunos do 1º e do 2º anos que obtiveram a maior pontuação no quiz foram laureados hoje.

Já a Minimaratona de Leitura Virtual prevê diversas “tarefas” que devem ser cumpridas pelas equipes do 3º, 4º e 5º anos. Dentre elas, a apresentação criativa dos grupos, a leitura em voz alta e a produção de dois vídeos com indicação de leitura - sendo um livro indicado pelo Clube de Leitura e outro escolhido pela própria escola. As equipes vencedoras foram aquelas que alcançaram a maior nota no quiz, somada à Minimaratona. No caso do 3º ano, as escolas premiadas hoje foram: Emeief "Prada" (ouro), Emeief “Prof. Nestor Martins Lino” (prata) e Emeief “Evangelina Mauro” (bronze).

Premiadas

Maria Clara Ornaghi, de 9 anos, foi uma das premiadas com medalha de ouro, pelo 3º ano da Emeief "Prada". Ela contou que sua equipe produziu dois vídeos, um deles, a partir da leitura do livro “Ararê - filho do Sol e da Lua”, do autor Jefferson Galdino. “Achei muito legal esse projeto e estou feliz com a premiação”, contou a aluna. Outra estudante do 3º ano, Anne Helena Paulini, de 9 anos, ficou com o bronze pela Emeief Evangelina Mauro. Ela falou sobre o seu interesse pela leitura. “Gosto muito de ler e de escrever histórias”, relatou a menina que, só neste ano, leu mais de dez livros. “Esse projeto incentiva as crianças a lerem mais”, comentou sobre a premiação.

Confira os dez primeiros colocados do 1º ano:

- Alice Soares Barbosa, Davi Luiz Rodrigues de Almeida, Julia Solito Westphal e Rafael Costa Souza, da Emeief “Major José Levy Sobrinho”;

- Alan Lorenzo Resende Leme, da Emeief “Cassiana Maria Soares Lenci”;

- Camila Marinho Bonfain, Davi Lucca Fernandes Novais, Livia de Souza Bonifácio e Suzana Tetzner Ventura, da Emeief “Noedir Tadeu Santini”;

- Júlia Pfeifer Rodrigues, da Emeief “Creso Assumpção Coimbra”.

Confira os dez primeiros colocados do 2º ano:

- Daniel Massaro Belussi, Heloyza Moura Rodrigues, Marco Antonio Leite,  Maria Clara Ribeiro Rabachini, Gustavo Rubiano Araújo Teixeira, Pedro Martins, Rafael Camargo Gonçalves e Samuel de Souza Mendonça, do Ceief “Flora de Castro Rodrigues”;

- Arthur Michel Pereira Roch e Brian de Oliveira Nunes, da Emeief “Padre Maurício Sebastião Ferreira”.

Confira os estudantes premiados do 3º ano da Emeief "Prada", que receberam medalha de ouro:

- Alice Cristina Oliveira França, Asafe Ladeira Viegas Dutra, Enzo Gabriel Freitas da Mota, Gabriely Victoria dos Santos, Gabrielly Pereira Gabriel, Guilherme Silva Cappia, Manuela Santicioli e Maria Clara Ornaghi.

Confira os estudantes premiados do 3º ano da Emeief “Prof. Nestor Martins Lino”,  que receberam medalha de prata:

Alice Santiago Gonçalves, Ayla Vieira de Sousa, Beatriz da Silva Gomes, Emanuelly Barbosa Damacena de Souza, Julio Cesar Alves do Espírito Santo, Kauã Richard Andrade da Silva, Kenned Ryan dos Santos Oliveira, Kerollyn Vitória Araújo Santos, Lavinia Cardoso Croscatto, Leandro Barros Queiroz, Leonardo Pinheiro dos Santos, Lucas Kairalla Prates, Matheus Alves Massuda, Samuel Souza Santos Amorim, Thayná Eduarda dos Anjos Reis, Victor Hugo Pereira Dutra, Victtor Henrique de Oliveira Brito, Weslley dos Santos da Mota e Yago Miguel Quessada.

Confira os estudantes premiados do 3º ano da Emeief “Evangelina Mauro”,  que receberam medalha de bronze:

Ana Clara Cardoso, Antony Ricardo da Silva, Barbara Marcela Ribeiro de Oliveira, Davi Alexandre Santiago, Enzo Miguel de Souza, Felipe Gabriel Paulini, Gabriela Oliveira Beijo, Guilherme de Assis Macedo, Manuela Maria Salvador, Melissa Fernandes de Souza, Samuel Anselmo de Souza, Anne Helena Paulini, Emanuel Rodrigues Liduario, Enzo Gabriel Bolonhez, Gabryelle Santana de Almeida, Gabrielly Carla Silva de Paula, Nicolle Cortelassi Ferreira, Yasmin Reis Ramos, Sofiah Souza Ribeiro, Israel Isaque Menezes, Maria Eduarda Gomes Bulhões e Heron Rodrigues de Souza.