Notícias
Meio Ambiente
Programa de arborização tem início amanhã
25/01/2017 | 14h43
Programa de arborização tem início amanhã

O novo programa de arborização urbana, anunciado durante a apresentação do plano de ações para os primeiros meses de administração, será implantado na cidade a partir de amanhã (26). Os primeiros locais que receberão o plantio de árvores de espécies nativas, a partir das 9h, serão a rotatória localizada no Anel Viário, próxima à empresa CP Kelco e a rotatória que fica na saída para Cordeirópolis.

O plantio será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Esses espaços receberão exemplares de Sapucaia (Lecythis pisonis) - árvore de grande porte, nativa da Mata Atlântica, que tem como principal característica a coloração rosa nas folhas novas. Outro exemplar é o Pau-de-Rosas (Physocalymma scaberrimum) – árvore rústica de arquitetura piramidal, nativa do Cerrado, conhecida também como a "Cerejeira do Cerrado", sendo mais adequada ao nosso clima que a conhecida "cerejeira do Japão".

As duas espécies perdem suas folhas no inverno antes de iniciar a floração, o que confere grande impacto visual pela coloração rósea desprovida do verde das folhas. “A escolha destas e de todas as demais espécies que serão utilizadas no Plano de Arborização Urbana está sendo feita com rigorosa observância dos critérios legais e técnicos, respeitando as eventuais interferências como trânsito, fiação elétrica e calçadas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo.

O programa de arborização urbana será feito de forma gradativa nas calçadas, canteiros centrais de avenidas, acessos e outras rotatórias. Próximo à Unicamp, ao longo do Anel Viário, será plantado um exemplar de cada espécie da flora nativa, de uma lista com mais de cem espécies, criada em conjunto com autoridades no assunto. “O programa está sendo viabilizado por meio de compensações ambientais pagas por empresas”, explicou Trigo.

Notícias recomendadas para você