CRIANÇA E ADOLESCENTE
Conferência debate impacto da pandemia na garantia de direitos
07/11/2022 | 12h40
Conferência debate impacto da pandemia na garantia de direitos

O prefeito Mario Botion participou, hoje (7), da abertura da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Teatro Nair Bello. O evento reflete os impactos da pandemia e levantará políticas públicas sobre o tema. Cerca de 180 pessoas participam da iniciativa. “Esse é um espaço importante de discussão. O direito de crianças e adolescentes é fundamental”, declarou o chefe do Executivo.

Compuseram a mesa de autoridades, ao lado de Botion, a vice-prefeita Erika Tank, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o presidente da Câmara, vereador Lemão da Jeová Rafá, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – que organiza a conferência –, Andrea Rodovalho, as conselheiras tutelares, Ludma de Oliveira e Ana Paula Massaro, e o adolescente do Campl Patrulheiro, Hiago Aguiar Rodrigues.

O principal objetivo da conferência, que segue até esta terça-feira (8), é levantar propostas sobre o tema e que vão nortear as políticas públicas do município, bem como serão levadas às conferências regional, estadual e nacional – que devem acontecer no próximo ano. Também serão definidos os 17 delegados titulares – e os 17 suplentes – que representarão o município na conferência regional.

Botion anunciou, durante a conferência, um convênio com o Governo Estadual, no valor de R$ 352 mil, para implantação e manutenção de uma república para acolher jovens maiores de 18 anos que saem de abrigos e não têm onde morar. “Será um avanço significativo na garantia desses direitos, para que esses jovens continuem recebendo o apoio necessário”, afirmou.

A vice-prefeita destacou que a conferência é de suma importância. “Tenho certeza que o Executivo e o Legislativo estarão atentos ao que for debatido aqui para que as políticas sejam implantadas”, enfatizou Erika. “A pandemia trouxe prejuízos e acentuou as desigualdades. Por isso estamos aqui para propor ações e repensar as dificuldades para nortear as políticas públicas”, complementou Andrea Rodovalho.

Aucélia parabenizou o CMDCA pela organização da conferência e destacou o papel das conferências livres, que antecederam o evento desta semana. “Tivemos mais de 900 participações nessas conferências, o que demonstra a característica de Limeira na mobilização social. Estamos avançando na garantia de direitos fundamentais à nossa população”, afirmou.

A conferência teve, após a abertura, a apresentação “E se minha vida fosse em 3ª pessoa”, com adolescentes do Campl Patrulheiro. Houve, ainda, uma palestra sobre o tema com as assistentes sociais Rosa Elisa Berton Federici e Aline Aparecida Silva Lima. Os vereadores Mariana Calsa e Elias Barbosa acompanharam o evento.