RIBEIRÃO TABAJARA
Botion prestigia entrega de diagnóstico de preservação a proprietários rurais
05/11/2022 | 12h24
Botion prestigia entrega de diagnóstico de preservação a proprietários rurais

O prefeito Mario Botion participou, na manhã de hoje (5), da entrega de relatórios de diagnóstico a 114 proprietários rurais que compõem a sub-bacia do Ribeirão Tabajara. O evento aconteceu no Centro Rural do Bairro do Pinhal. A vice-prefeita Erika Tank, o presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, e a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, também estiveram presente.

O diagnóstico, denominado Projetos Integrais de Propriedade (PIPs), apresenta diversos indicadores ambientais, como conservação do solo e necessidade de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP). Os proprietários que receberam o relatório também integram o projeto “Conservadores do Tabajara”. Na ocasião, houve o plantio simbólico de 50 mudas na Chácara São Joaquim.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Limeira, em parceria com a Casa da Agricultura, Centro de Assistência Técnica Integral (Cati), Sindicato Rural de Limeira e Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). A iniciativa foi submetida a edital de Projeto Integral de Propriedade, dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ, e está ligado ao reflorestamento da região, após as obras de prolongamento da Bandeirantes.

Foram mapeadas as nascentes, cursos d’água, APPs, Reserva Legal (RL), vegetação nativa e uso do solo. Além disso, foi feito levantamento de uso econômico e saneamento rural das propriedades rurais participantes. Essas informações servirão como base para projetos de adequação ambiental das propriedades, que abrangem área de 7.360 hectares (73,6 km²) - o equivalente a 395 Maracanãs.

Botion destacou a importância da iniciativa e como esse trabalho vai impactar toda a população. “Quem cuida do seu território, cuida das nossas vidas, e por isso é importante o investimento de recursos públicos em iniciativas como essa. Ações que fortalecem o trabalho de preservação dessas águas beneficiam toda nossa população”, afirmou o chefe do Executivo.

Simone Zambuzi afirmou que as mudas utilizadas para essas recomposições florestais são oriundas do Viveiro Municipal do Horto Florestal. “Mais de 90 espécies nativas são cultivadas e estão à disposição dos municípios que compõe o Consórcio das Bacias PCJ – Piracicaba Capivari e Jundiaí. Temos, assim, uma poderosa ferramenta para a construção de relações cada vez mais prósperas”, frisou.