NOVEMBRO AZUL
Campanha de prevenção ao câncer de próstata começa nesta quinta (3)
01/11/2022 | 09h07
Campanha de prevenção ao câncer de próstata começa nesta quinta (3)

Começa nesta quinta-feira (3) a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, denominada “Novembro Azul”. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, executada por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Santa Casa de Limeira e Fundo Social.

O público alvo da campanha são homens de 50 anos ou mais, que poderão coletar o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estado inicial, sem necessidade de pedido médico. Homens de 45 a 50 anos também podem fazer o exame, caso tenham algum parente de primeiro grau com histórico de câncer de próstata.

Para a coleta, basta comparecer em uma das 32 Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) ou no Laboratório Municipal (Rua João Machado Gomes Júnior, 54 - Vila Cláudia), de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. No local, é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS. Além disso, o interessado deverá seguir rigorosamente o preparo indicado pela Secretaria de Saúde:

- Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

- Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

- Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.

- Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;

- Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;

INCIDÊNCIA

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Foram 65.840 novos casos em 2020, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É considerado um câncer da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.  Em sua fase inicial, apresenta evolução silenciosa, pois muitos pacientes não manifestam nenhum sintoma. Na fase avançada, pode provocar dores ósseas (na bacia ou nos joelhos), sangue na urina, diminuição do jato de urina, entre ouros.