Notícias
PREVENÇÃO
UBS Graminha promove ação educativa sobre câncer de mama
24/10/2022 | 11h34
UBS Graminha promove ação educativa sobre câncer de mama
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Graminha promoveu na manhã desta segunda-feira (24), no salão da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, uma roda de conversa sobre o câncer de mama. A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa - campanha de conscientização e prevenção da doença. A UBS faz parte da rede de saúde da Prefeitura de Limeira.

A assistente social da UBS, Andreza Daniela Costa, fez a abertura da ação, que recebeu a presença de moradores do bairro e de estagiários do curso de Enfermagem do Cotil. Ela falou sobre a importância do autoexame das mamas, medida que auxilia a identificação do câncer de mama e que deve ser adotada periodicamente por todas as mulheres, independentemente da idade.

Na sequência, a enfermeira e coordenadora da unidade, Carina Opsfelder Baptistella, apresentou a definição do câncer de mama,  ”doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos”, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A enfermeira também abordou os fatores de risco relacionados a esse tipo de câncer, como obesidade, sedentarismo, consumo de álcool, tabagismo e histórico de casos na família.

A parte prática foi realizada por outra enfermeira, Adriana da Costa, que ensinou o “passo a passo” do autoexame das mamas. O encerramento ficou sob a responsabilidade de dois dentistas, Érica Dalfré Jacon e Marcos Pina, que falaram sobre câncer de mama nos homens, câncer bucal e câncer de próstata. Após a roda de conversa, o público presente foi convidado para um café da manhã.

Mamografia

O Outubro Rosa segue até o fim do mês, com ações educativas e acesso facilitado à mamografia - exame capaz de diagnosticar o câncer de mama no estágio inicial. Até lá, mulheres de 50 a 69 anos podem solicitar o agendamento da mamografia, sem necessidade de agendar consulta médica. Mulheres acima de 40 anos também podem fazer o exame, se houver histórico familiar de câncer de mama. Em ambos os casos, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de casa.

Notícias recomendadas para você