Escolas recebem capacitação para implantação de horta
20/10/2022 | 17h27
Escolas recebem capacitação para implantação de horta

Coordenadores e servidores de 23 escolas municipais participam, nesta quinta e sexta (20 e 21), de capacitação para implantação de horta. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira e faz parte do programa Escola VerdeAzul. A atividade ocorre na sede da Secretaria de Educação. A coordenadora de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Adriana Cristina Muller Del Mondo, aborda as questões pedagógicas a serem trabalhadas. Já o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Matheus Docema, passa as orientações técnicas. As hortas implantadas terão acompanhamento da equipe técnica da pasta.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, parabenizou o projeto: “é uma oportunidade que temos de contribuir para que as crianças tenham contato com as questões ambientais e aprendam sobre a importância da agricultura para a produção de alimentos”, falou. O secretário de Educação, André Luis De Francesco, agredeceu a parceria e pediu aos presentes que aproveitem ao máximo os conhecimentos que estão sendo compartilhados. “É uma iniciativa muito importante para nós, já que a horta é um instrumento pedagógico muito rico”, disse.

Adriana ressaltou que a horta é um laboratório vivo dentro da escola, que visa o conhecimento e a pesquisa. “É um equipamento que possibilita trabalhar conteúdos curriculares de diversas disciplinas”, afirmou. A atividade foi acompanhada pela doutoranda do Programa de Alimentação e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Ana Beatriz Gonzalez. A pesquisadora irá acompanhar os projetos de hortas nas escolas, que contribuirão com sua tese sobre o tema da segurança alimentar e nutricional.