COMUNICAÇÃO
Prefeitura divulga novas ações de combate à dengue
18/01/2017 | 17h28
Prefeitura divulga novas ações de combate à dengue

A Prefeitura de Limeira apresentou hoje (18) as novas ações e ferramentas para intensificar o trabalho de prevenção e combate à dengue. As medidas, que atendem a um pedido do prefeito Mario Botion, visam reduzir os casos provocados por doenças transmitidas pelo Aedes aegypt. Entre as medidas estão ainda o aumento na conscientização da sociedade sobre o combate e prevenção do mosquito transmissor da dengue, da Chikungunya e da Zika, além de manter a integração das secretarias.

"Hoje apresentamos as ferramentas e ações que vão reforçar o trabalho de prevenção e controle das arboviroses (doenças transmitidas por insetos), mas a campanha já está acontecendo e será permanente. Também é importante ressaltar o trabalho realizado pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pelos agentes comunitários e pelo serviço de zeladoria executados desde o início do nosso governo", destacou Botion.

Ferramentas de geomarketing serão utilizadas para reforçar a campanha comunicacional. A população será informada, por exemplo, sobre a realização de mutirões de combate à dengue por meio de lembretes enviados via telefone e móbile

Ações também serão divulgadas nas redes sociais, nos canais oficiais da prefeitura, nas campanhas publicitárias para mídia impressa, rádio e TV, e em panfletos, cartazes, faixas, carnês da prefeitura, entre outros materiais para orientar a população sobre as medidas preventivas.

"Não podemos nos esquecer do que aconteceu em 2015, por isso desde o início trabalhamos na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. As ações devem ser coletivas, todos precisam colaborar", enfatizou o vice-prefeito, Júlio C. Pereira dos Santos, o Dr. Júlio.

O secretário da Saúde, Luiz Ricardo Menezes Bastos, reforçou que o plano municipal de prevenção e controle de arboviroses é uma atividade constante, que deve ser revista todo ano e elaborado por todas as secretarias. "Não existe uma campanha com tempo e hora para acabar, as ações serão contínuas e dinâmicas. As medidas de prevenção devem ser realizadas de forma automática", afirmou Bastos.

O plano municipal também possui ações de contingência em caso de epidemia. "É importante frisar que a cidade não passa por uma epidemia de dengue, todos os esforços estão sendo realizados no sentido da prevenção e do combate ao mosquito, entretanto, estamos preparados por meio das ações de contingência", disse o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

A divulgação da estratégia de prevenção e controle de arboviroses contou com a participação dos secretários, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, e da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia dos Santos Damaceno.

Mutirões

A Prefeitura de Limeira tem intensificado os serviços de limpeza nos bairros com foco no combate à dengue. Os mutirões devem continuar até 30 de abril, sempre aos sábados (exceto feriados). Durante a ação as equipes do Centro de Controle de Zoonoses e da Operação Só Cacareco irão vistoriar os imóveis, orientar e mobilizar a população sobre a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O próximo mutirão será realizado neste sábado (21), das 7h30 às 13h30 nos bairros Jardim Nova Itália, Jd. Paulista, Morro Azul, Jd. São Paulo e Jd. Esmeralda.