LANÇAMENTO
Outubro Rosa terá 1.950 mamografias para identificar câncer de mama
03/10/2022 | 17h11
Outubro Rosa terá 1.950 mamografias para identificar câncer de mama

A Prefeitura de Limeira, em parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Santa Casa de Limeira e Fundo Social, lançou, na manhã de hoje (3), as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul que previnem contra o câncer de mama e o câncer de próstata. A cerimônia aconteceu nos jardins do Paço Municipal e teve apresentação do coral da Alicc.

Participaram da cerimônia, o prefeito Mario Botion, a primeira-dama Roberta Botion e a vice-prefeita Erika Tank, o presidente da Câmara, Lemão da Jeova Rafá, a presidente da Alicc, Fernanda Nolasco L. Varga, as supervisoras do AME, Camila Pavani de Santana e Elaine Vieira, o provedor da Santa Casa, Marcos Bozza, os vereadores Lu Bogo, Terezinha da Santa Casa, Mariana Calsa, Airton do Vitório Lucato, Jorge de Freitas, Ju Negão e Everton Ferreira, além de secretários e servidores municipais.

Botion destacou o caráter preventivo das campanhas, mas reforçou que o cuidado deve ser contínuo. “Temos uma estrutura de saúde preparada durante todo o ano para acolher e atender as pessoas que tenham a percepção de algum problema”, informou o prefeito. “Esse é o momento de reforçar a importância do autoexame e do diagnóstico inicial, que permitem uma chance maior de cura”, complementou Roberta Botion.

Segundo o secretário de Saúde, Vitor Santos, a campanha é voltada às mulheres de 50 a 69 anos. “Elas já podem procurar uma unidade de saúde para o agendamento, sem a necessidade de consultar-se com o médico para solicitar o pedido de exame. As mulheres abaixo dos 50 anos, com histórico familiar da doença e alterações clínicas nas mamas, também poderão fazer a mamografia”, destacou. Serão ofertadas 1.950 mamografias neste mês.

Durante o lançamento das campanhas, a voluntária da Alicc, Camila Guidi, relatou como descobriu o câncer de mama e reforçou a importância do autoexame. “Precisamos conhecer o nosso próprio corpo e o autoexame é um procedimento simples que permite a cura. Limeira possui uma rede de assistência e de apoio, sem fila para o exame, com todo o acolhimento necessário”, contou.

ACESSIBILIDADE

Durante o Outubro Rosa, está prevista a Semana Municipal Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência, conforme a Lei 6.186, sancionada pelo prefeito Mario Botion a partir de propositura da então vereadora e atual vice-prefeita, Erika Tank. Para tanto, a Policlínica reservará o dia 20 de outubro para atender esse público, facilitando o acesso ao exame. Haverá, inclusive, a disponibilidade de um intérprete de Libras na ocasião.

Na data, mulheres com deficiência poderão fazer o exame pelo sistema de “livre demanda”, ou seja, sem necessidade de pedido. A Secretaria de Saúde ressalta que a medida é destinada a mulheres dentro da faixa etária prevista na campanha (de 50 a 69 anos). O horário de atendimento será das 7h às 11h e das 12h às 16h. A Policlínica fica na Av. Ana Carolina de Barros Levi, 220, no Centro.

“Quando falamos na luta contra o câncer, em especial, durante o Outubro Rosa e o Novembro Azul, temos que pensar no acolhimento, na divulgação de informações que fazem a diferença e na oferta de exames e de tratamento à população”, afirmou Erika Tank.

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul têm apoio da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil).