TECNOLOGIA LED
Prefeitura irá iniciar modernização da iluminação pública
23/09/2022 | 18h18
Prefeitura irá iniciar modernização da iluminação pública
A Prefeitura de Limeira começará nos próximos dias o processo de modernização do Parque de Iluminação Pública da cidade. Neste sábado (24), será publicado no Jornal Oficial o extrato do contrato com a empresa que executará a ação. A partir de segunda-feira (26), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos já poderá emitir a ordem de serviço. O contrato prevê que os 34.188 pontos de iluminação de ruas e avenidas sejam substituídos por luminárias com tecnologia LED.

A eficácia do modelo de iluminação com tecnologia LED é 52% superior ao sistema convencional. “As lâmpadas de LED oferecem capacidade maior de iluminação, trazendo benefícios às áreas de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana”, enfatizou o prefeito Mario Botion. “Essa tecnologia irá valorizar a fachada das lojas e de outros pontos comerciais”, diz. O investimento é de R$ 26,8 milhões e o prazo para execução do serviço é de 18 meses. "O novo serviço promoverá uma revolução devido à eficácia do novo sistema", complementou Botion.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, destacou que as luminárias LED são mais econômicas que as convencionais, o que permitirá a redução de aproximadamente 50% da conta de energia paga pela prefeitura. “As luminárias LED têm menos necessidade de manutenção, o que também trará economia à Administração Municipal”, observou Guidi.

Quanto à licitação da empresa que executará os serviços, o chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada, informou que o processo envolveu diversas fases. As empresas habilitadas precisaram enviar amostras do produto para serem analisadas pelos engenheiros e técnicos da pasta.

Essa avaliação levou em conta a potência das luminárias, o resultado de ensaios e simulações luminotécnicas, as dimensões dos braços metálicos de sustentação das luminárias LED, a verificação de certificação do produto no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre outros itens necessários ao fornecimento e atendimento dos serviços. A empresa selecionada foi a que apresentou o menor preço e que atendeu aos parâmetros de qualidade, com base nos documentos e atestados apresentados dos produtos e serviços.

Antonioni informou, ainda, que as novas luminárias serão visivelmente mais brancas e terão dois níveis de tonalidade, neutro e branco puro. Em relação às potências que serão instaladas, haverá quatro modelos: as vias locais (ruas residenciais) receberão luminárias de 46 watts, as vias coletoras, de 70 watts, avenidas com canteiro central, de 90 watts, e para as vias de maior fluxo (como o Anel Viário), de 145 watts.