Com atividades para todos os públicos, Limeira comemora o Dia da Árvore
21/09/2022 | 20h03
Com atividades para todos os públicos, Limeira comemora o Dia da Árvore

“Fazendo a minha parte, eu faço a diferença no mundo”. Foi com essa convicção que a atendente de farmácia Letícia Gonçalves de Melo, 22, levou para plantar perto de sua casa uma muda de ipê amarelo. Ela foi uma das 70 pessoas que passaram pela Praça Toledo Barros hoje (21), Dia da Árvore, e foram atendidas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Foram doadas 142 mudas. Outras 122 doações ocorreram nesta semana no Largo da Boa Morte e na Praça Luciano Esteves. No Limeira Shopping, foram doadas até o momento 1.808 mudas.

Letícia conta que essa não vai ser a primeira árvore que ela planta, já que tem uma grande preocupação com o futuro do planeta, que sofre com poluição e aquecimento global. “Aqui é a nossa casa, e nós precisamos cuidar”, diz. A cuidadora Maria Pires, 68, elogia a iniciativa da Prefeitura de Limeira: “Eu achei ótimo, gostei muito. As árvores são muito importantes”, afirma. Ela levou para casa um ipê amarelo e um araçá amarelo. “Além de fornecer sombra, são árvores muito bonitas”, comenta.

PLANTIO

A praça do Jd. Esmeralda em breve terá a paisagem modificada. Um grupo de nove membras do Conselho das Mulheres Empreendedoras da Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira) realizou plantio de diversas espécies frutíferas, como amora, goiaba e graviola. Foram 25 mudas plantadas.

Elas receberam as orientações de técnicos da secretaria e em seguida colocaram a mão na massa. A terapeuta Cibele Zangirolamo, 48, conta que resolveu participar da ação por considerar fundamental que a área urbana esteja em sintonia com a natureza. “Além de alimentar pessoas e animais, em especial os pássaros, no futuro essas árvores também fornecerão sombra e bem-estar para a população”, comemora.

A advogada Roseane Calabria, 42, também participou do plantio e ressaltou a importância de promover conscientização ambiental. “O Dia da Árvore é uma oportunidade de diálogo sobre a importância de preservação do meio ambiente”, fala.

TRILHA

Ainda dentro das atividades do Dia da Árvore, 17 alunos da Emeief Angelo Biasotto participaram da Trilha no Parque Cidade. As crianças aprenderam sobre algumas das espécies existentes no local, além de conversarem sobre a importâncias de cuidar e preservar as árvores.

O aluno do 3º ano Paulo Ricardo Silva, 8, diz que achou muito legal conhecer as árvores que tem no parque. Ele também aprendeu sobre a importância de cuidar delas: “as árvores são importantes pra limpar o ar e por isso não pode machucar nem colocar fogo”. O colega do 4º ano, Pietro Eduardo de Sousa, 10, também gostou da atividade. Para ele, a árvore mais interessante foi a Sabão de soldado, já que ele ouviu a história de soldados que usavam suas folhas como substituição ao sabão para tomar banho.

"As ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura merecem todos os elogios", declara o prefeito Mario Botion. "É preciso ficar sempre muita clara a visão de que o meio ambiente precisa ser preservado", complementa.

PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, preparou uma programação ao longo do mês, que dentre outras atividades, conta com plantio, doação de mudas de espécies nativas e palestras.

Confira a programação completa em: https://bit.ly/mesdaarvore.