DENGUE
Prefeitura realiza limpeza no Piscinão do Tiro de Guerra
16/01/2017 | 16h19
Prefeitura realiza limpeza no Piscinão do Tiro de Guerra

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e do SAAE, começou nesta segunda-feira (16) um amplo trabalho de limpeza no Reservatório Enterrado de Contenção de Água Pluvial, conhecido popularmente como “Piscinão do Tiro de Guerra”. A iniciativa tem como objetivo priorizar o trabalho de prevenção à dengue, atendendo a um pedido do prefeito Mario Botion.

Durante a ação, serão recolhidos os materiais que estão depositados na entrada do reservatório - gradeamento existente para reter as sujeiras de maior volume, como terra, pedra, galhos de árvores, madeira, saco de lixo -, entre outros detritos que possam causar mau cheiro e provocar o aparecimento de bichos peçonhentos. Após este serviço, todo o reservatório passará por uma limpeza.

A ação que aconteceu durante toda a segunda-feira, segue amanhã (17) e conta com serviços da empresa Forty - responsável pelos serviços de limpeza na cidade.

Segundo o assessor executivo do SAAE, Armando Geraldo Cecato, o objetivo é eliminar poças de água para evitar possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika. “Conforme solicitação do prefeito Mario Botion, estamos atentos e monitorando o reservatório com foco na limpeza dos detritos que chegam com a água da chuva e na eliminação de poças de água, evitando assim criadouros do Aedes aegypti”, explicou Cecato.

O trabalho de limpeza no Piscinão será realizado com frequência, conforme a ocorrência de chuvas no município. A ação também faz parte do trabalho de combate à dengue, realizado pela prefeitura.

O Piscinão tem capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água, captados ao longo de 8,4 quilômetros de redes de drenagem. Após a ocorrência de chuva, a água é liberada aos poucos, evitando enchentes e formação de enxurradas na região da Avenida Piracicaba, Vila São João e Jardim Piratininga.