MODELO
Cema recebe visita de profissionais da prefeitura de Iperó
14/09/2022 | 17h23
Cema recebe visita de profissionais da prefeitura de Iperó

Profissionais da Secretaria de Educação de Iperó (SP) estiveram ontem (13) em Limeira para visitar o Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema). Eles foram recebidos por Vitor Santos, secretário de Saúde, Andresa Barros, diretora de Atenção Secundária à Saúde, Camila de Paula Rodrigues Mendes, coordenadora do Cema, e Viviane Cristina de Nardi, vice-diretora do Projeto AME-TEA (Secretaria de Educação).

O grupo veio conhecer o trabalho intersetorial das secretarias de Saúde e de Educação para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do nível 3 (casos mais severos). Atualmente, há nove crianças no programa com esse perfil de maior gravidade que recebem atendimento pedagógico e terapêutico.

Segundo Viviane, elas precisam desenvolver algumas habilidades antes de frequentarem a sala de ensino regular, como habilidades de tolerância ao ambiente, sons, aceitação das atividades, para posteriormente terem condições de frequência e permanência no ambiente escolar. “É necessário estimular, por exemplo, a comunicação, as atividades de vida diária e de vida prática, habilidades psicomotoras, socialização e automomia”, afirmou.

O município de Iperó foi representado pela psicopedagoga e coordenadora  de Educação Especial, Kelli Araújo, pela  coordenadora do Ensino Fundamental 2, Renata Canatelli e pela a professora Merlim Ricioli. “Estamos em busca de ideias para a implementação de um espaço que realmente atenda com qualidade a demanda de TEA em nosso município”, afirmou Kelli. “Encontramos no AME-TEA /Cema um excelente modelo. Agradecemos a acolhida e ficamos muito felizes em perceber que a equipe é apaixonada pelo que faz”, complementou a psicopedagoga.

Atendimentos

O Cema mantém 334 prontuários ativos e atende, em média, 150 pacientes. O serviço funciona em um espaço no Jd. Vanessa, porém a prefeitura planeja a mudança para outro imóvel na área central da cidade. O projeto arquitetônico já está pronto e as obras devem começar em breve. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-8746.