POLIOMIELITE
Com adesão abaixo do esperado, campanha de vacinação é prorrogada
08/09/2022 | 19h25
Com adesão abaixo do esperado, campanha de vacinação é prorrogada

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Limeira prorrogou a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, até 30 de setembro. A iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal e garantir a proteção de crianças e adolescentes menores de 15 anos. No caso da pólio, apenas 21% das crianças foram vacinadas até agora. Para facilitar o acesso aos imunizantes, a Secretaria de Saúde conta com 17 pontos de vacinação.

Segundo a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Amélia Maria P. da Silva, a prefeitura vem adotando várias medidas para incentivar a vacinação. Porém, ela salienta que a adesão ainda é insuficiente. “Além da vacinação de segunda a sexta-feira, fazemos plantões aos sábados, realizamos o dia D municipal e o dia D nacional”, exemplificou.

Na vacinação contra a pólio, por exemplo, das 14.778 crianças de 1 a 4 anos do município, apenas 21% tomaram a vacina, informou a Divisão - índice bem abaixo dos 95% preconizados pelo Governo Federal. Por se tratar de campanha, ela esclarece que todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser imunizadas, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Amélia destaca ainda que pais e responsáveis precisam entender a importância da vacinação contra a Pólio, para que o vírus não seja reintroduzido, em escala local e nacional. O último caso de poliomielite registrado no Brasil, ela informa, foi em 1989, sendo que a certificação da erradicação da doença veio em 1994. “Considerando-se a vacinação de rotina contra a pólio nas crianças menores de 1 ano, a cobertura é de 61,9%”, alertou.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para tanto, a rede municipal oferece todos os 18 imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação, para crianças e adolescentes até 15 anos. Além da VIP (vacina inativada poliomielite), estão disponíveis as seguintes vacinas: hepatite A e B; penta (DTP/Hib/Hep B); pneumocócica 10 valente; VRH (vacina rotavírus humano); meningocócica C (conjugada); VOP (vacina oral poliomielite); febre amarela; tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba); tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela); DTP (tríplice bacteriana); varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

SERVIÇO

As vacinas que integram o Calendário Nacional são oferecidas em 17 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. São elas: as UBSs Abílio Pedro, Bairro do Tatu, Cecap, Graminha, Aeroporto, Morro Azul, Nossa Senhora das Dores 1, Nossa Senhora das Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1 e Vista Alegre, além do Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi e da Vigilância Epidemiológica.