QUARTA-FEIRA
Conselho dos Interesses do Cidadão Negro recebe visita de escola e realiza oficinas
08/09/2022 | 16h31

O Comicin (Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro) recebeu na manhã desta quinta-feira (8), os alunos do 1º ao 5º anos da Escola Municipal Raphael Afonso, por meio de uma parceria firmada entre o conselho e a instituição escolar para o ano de 2022. Acompanharam a ação, representando o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank e o secretário de Cultura José Farid Zaine.

A parceria com a escola bilíngue foi possível pela busca de orientação sobre o aprendizado de crianças surdas, com foco na negra, de modo que o Comicin conhecesse mais sobre a grade curricular da instituição e recebesse orientações por meio de palestras, com professores e intérpretes, instruindo os conselheiros sobre as necessidades das crianças e o trabalho com estes.

Com a visita, foram realizadas as oficinas “Bonequinha Abayomi”, ministrada pela conselheira Angela Aparecida Augusto, e a presidente do Comicin e professora Dirce Pereira do Prado relatou a história de Henrique Marques, compositor negro que deu nome a banda limeirense que segue até hoje. A banda surgiu na cidade ainda no tempo de escravidão com o pai de Henrique Marques e, hoje, os alunos puderam conhecer sua história com precisão. A próxima atividade será a visita da banda ao Comicin, para intervenção cultural junto à escola bilíngue.

“Hoje, na oficina, falamos sobre a bonequinha Abayomi, a resistência e luta do negro e sobre o Henrique Marques, originário da banda, dando abertura ao aniversário de Limeira. Toda informação foi passada para as crianças em linguagem de sinais, graças ao professor intérprete. Foi muito gratificante, ficamos muito felizes e as crianças também”, finalizou a presidente Dirce.