SERRA DO ITAQUERI
Botion apoia expansão do turismo em reunião na Fazenda Quilombo
08/09/2022 | 15h24
Botion apoia expansão do turismo em reunião na Fazenda Quilombo

O prefeito Mario Botion e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, Tito Almirall, participaram na manhã desta quinta-feira (8) de uma reunião com representantes dos municípios que integram a Região Turística da Serra do Itaqueri. O encontro ocorreu na seda da Fazenda Quilombo, uma propriedade histórica que data de 1892 e que originou-se do desmembramento da Fazenda Morro Azul.

Botion falou positivamente sobre a união dos municípios que compõem a Serra do Itaqueri em benefício da expansão do turismo. “Temos muito interesse no avanço do turismo em nossa região, não apenas como atividade econômica, mas também como forma de preservar o patrimônio histórico”, acrescentou.

A pauta do encontro girou em torno do Festival Delícias da Serra, que começou em agosto e vai até 16 de outubro, e da formação de um comitê gestor, que será responsável por implementar as ações previstas no Plano Diretor da Serra do Itaqueri. O presidente do grupo e secretário de Turismo de Águas de São Pedro, César Siboldi, elogiou a beleza da Fazenda Quilombo e falou da riqueza histórica de região.

Fabiana de Araújo Ribeiro, da Fazenda Quilombo, agradeceu a oportunidade de sediar a reunião e de mostrar todas as belezas da propriedade, que guarda mais de 130 anos de história. A fazenda dedica-se à produção de café, reprodução equina, turismo rural e, mais recentemente, ao setor de eventos. Fabiana levou o grupo a um “tour” pelo imóvel.

Tito Almirall, por sua vez, afirmou que a fazenda causou um impacto significativo em todos os representantes dos municípios presentes. “Foi um local acertado para a realização dessa reunião de trabalho, que permitiu mostrarmos a variedade de opções turísticas que Limeira, assim como os demais municípios da região, abrigam”, argumentou o secretário.

A Região Turística da Serra do Itaqueri contempla as cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Pedro e Torrinha e Limeira.