Apesar de desconto menor que 2016, pagar à vista terá vantagem
12/01/2017 | 21h41
Apesar de desconto menor que 2016, pagar à vista terá vantagem

A Prefeitura de Limeira fixou hoje (12) em 5% o desconto para o pagamento à vista do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deste ano. O IPTU começará a ser cobrado a partir de 10 de abril e os vencimentos seguem um calendário que se encerra sempre no dia 25 de cada mês, apoiado na inscrição cadastral do imóvel.
Numericamente, o desconto é inferior ao praticado em 2016, mas, conforme explica o secretário de Fazenda, José Vidotti, o contribuinte que optar pelo pagamento em cota única no exercício deste ano terá mais vantagens do que no ano passado.
O IPTU deste ano está sofrendo uma correção de 6,29%, o menor percentual dos últimos três anos. A variação foi definida com base no IPCA – indicador utilizado pela prefeitura para reajustar os seus tributos. No ano passado, o IPTU teve uma correção de 10,67%, enquanto que em 2015, 6,41%.
Vidotti explica que, de forma proporcional, o desconto deste ano é mais favorável ao contribuinte do que aquele praticado em 2016, que foi de 7%. Isso se dá justamente pela correção do imposto no ano passado ter apresentado um percentual bem maior do que o verificado agora. “Basta aplicar a regra de três e chegaremos a essa conclusão”, afirma.
A prefeitura está com expectativa de diminuir índices de inadimplência verificados com o pagamento do IPTU. No ano passado, segundo Vidotti, ele atingiu o patamar de 27%. “Neste ano, nosso objetivo é fazer com que o IPTU tenha uma inadimplência de 20%”, observa.
Os carnês de IPTU serão distribuídos na primeira quinzena de março, isso como forma de o contribuinte receber a tempo o documento e se programar financeiramente para o pagamento do imposto.