CECAP
GCM reforça segurança em CSF após assalto
12/01/2017 | 18h46
GCM reforça segurança em CSF após assalto

A Guarda Civil Municipal (GCM) adotou ontem em caráter de urgência medidas para garantir a segurança de funcionários do Centro de Saúde da Família (CSF) da Cecap e de pacientes que buscam atendimento no setor. Um bandido invadiu a unidade de saúde do bairro às 11h e praticou um assalto à mão armada. Uma funcionária e a médica que dava atendimento no local tiveram seus celulares roubados. O homem ainda roubou R$ 150,00 da médica e fugiu do local, mas durante a ação provocou pânico. No momento do assalto, estavam no CSF cerca de 30 funcionários e um pequeno número de pacientes.

A Polícia Militar e a GCM foram acionadas. Coube a corporação municipal elaborar um termo, mais tarde transformado em um boletim de ocorrência no 4º DP. O suspeito estava sendo procurado.

Logo após o assalto, a prefeitura adotou todas as medidas necessárias em relação à ocorrência. A Secretaria da Saúde deslocou para o local a diretora de Assistência à Saúde, Camila Regina de Rezende Moreno, que rapidamente tomou conhecimento dos fatos e passou a dialogar com os funcionários, a começar pelas vítimas. “O objetivo foi levar tranquilidade para nossos funcionários e aos usuários da unidade”, disse. O secretário de Saúde, Luiz Ricardo Menezes Bastos também compareceu no CSF e conversou com a chefia da unidade e com funcionários. “Adotamos todas as medidas para contornar um cenário de crise”, afirmou.

SEGURANÇA

Na área de Segurança, o secretário da Pasta, Cabo Chiquinho, determinou de forma imediata a presença de uma viatura no local – que permaneceu durante o restante do dia e no período da noite. O CSF da Cecap permanece aberto até 22h. “Nossa tarea foi restabelecer a sensação de segurança no local”, explicou. O secretário orientou ainda que a unidade de Saúde permanecesse aberta para garantir o atendimento aos pacientes.

Desde o início do novo governo, a Secretaria de Segurança está fazendo um levantamento detalhado sobre o estado em que se encontram os equipamentos de segurança nos prédios públicos, como no caso dos alarmes. “Vamos corrigir todas as falhas encontradas”, disse. De forma paralela, viaturas por meio de rondas serão sempre acionadas conforme a estrutura hoje disponibilizada.