SETEMBRO AMARELO
Ações orientam população sobre prevenção ao suicídio
01/09/2022 | 10h40
Ações orientam população sobre prevenção ao suicídio

Setembro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao suicídio. Para conscientizar a população a esse respeito, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove a partir desta quinta-feira (1º) a campanha denominada “Setembro Amarelo”. O tema deste ano é “Juntos pela vida – aprender para cuidar e prevenir”. As ações preventivas incluem a criação de uma cartilha virtual, a realização de uma live no dia 13, às 14h30, pelo canal da prefeitura no YouTube, e atividades em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros serviços da rede de atenção psicossocial.

A psicóloga e coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (Nasf), Josiane Miranda, informa que o indivíduo com comportamento suicida muitas vezes pode dar sinais de sua intenção, por isso é importante conhecer e estar atento às mudanças comportamentais que podem indicar o aumento do risco.

Dentre eles, ela destaca a redução da capacidade de sentir prazer pelas atividades cotidianas; pensamentos recorrentes de raiva, auto-lesão ou morte; falas que denotam a percepção de estar sendo um peso para pessoas próximas; isolamento social; e ausência de planos para o futuro. “Em alguns casos, a pessoa faz uso de drogas lícitas ou ilícitas na tentativa de minimizar os sintomas de estresse, ansiedade e sofrimento”, comentou.

Josiane ressalta que a intensidade do desespero, a desesperança e o desamparo podem levar a atitudes impulsivas. “Nesses casos, é essencial que a pessoa em sofrimento compreenda que esta é uma demanda complexa que requer acolhimento, escuta e cuidado profissional para ser amenizada”, afirmou.

Para ajudar nessas situações, ela recomenda que familiares e amigos escutem o outro com clareza, sem preconceitos ou julgamentos de valor. “É muito importante mostrar compreensão, ajudar a sinalizar que o indivíduo não tem culpa por se sentir daquela forma e auxiliar na busca por apoio ou orientação profissional”, salientou.

A cartilha desenvolvida pela equipe do Nasf contém informações importantes  que podem auxiliar a população a conhecer melhor as características do comportamento suicida e saber ajudar da melhor maneira. O material será divulgado nos canais de comunicação da prefeitura.

Na rede municipal, o Caps 2 e o Caps infantil são os serviços de referência para esses casos. Porém, no âmbito nacional, há outros mecanismos de apoio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Serviço:

- Caps 2 – R. Treze de Maio, 82 - Centro - Tel. 3443-3432