EDUCAR LIMEIRA
GCMs visitam escolas para falar sobre bullying aos alunos
30/08/2022 | 18h09
GCMs visitam escolas para falar sobre bullying aos alunos

“O Projeto Educar Limeira apresenta boa aceitação entre alunos e professores de escolas municipais de Limeira”. A afirmação é dos Guardas Civis Municipais (GCMs) Haick, P. Olegário e Daniel Lima, que integram a equipe de sete GCMs do programa, que visitam as unidades para falar sobre bullying - tema escolhido para o segundo semestre. Implantado em 2017, no primeiro ano do governo Mario Botion, o Educar Limeira é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação.

Atualmente, o programa está na Emeief Profª Maria Apparecida De Luca Moore. Na semana passada, as palestras ocorreram na Emeief Aracy Nogueira Guimarães, no bairro Lagoa Nova. “O bullying acontece, em muitos casos, por meio de agressões físicas e psicológicas, que ferem a auto-estima das crianças”, comentou a supervisora do projeto Alessandra Menegon.

Nos encontros, Alessandra esclareceu que os alunos são convidados a refletir sobre as consequências negativas ocasionadas pelo bullying, tanto em relação à vítima quanto à escola. Além de informações sobre o tema, os estudantes assistem a vídeos com relatos de pessoas famosas que enfrentaram o problema na infância, mas conseguiram superar o trauma.

A professora do 4º Ano de Língua Portuguesa da escola Aracy Nogueira Guimarães, Priscila Barbosa Carvalho, comentou sobre a importância da iniciativa. Os alunos aprendem que essa atitude pode ter consequências para a vida inteira”, salientou. Ela emocionou-se quando as crianças se abraçaram e demonstraram solidariedade a outros alunos que já foram vítimas de bullying.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, o projeto tem caráter preventivo. “Esse trabalho começa no ambiente escolar, com as crianças, mas pode estender-se para toda a sociedade”, observou. Na próxima semana, o programa será levado à Emeief Professora Evangelina Mauro.