Notícias
AGOSTO DOURADO
Aleitamento materno é tema de palestra na UBS do Jd. Graminha
22/08/2022 | 17h40
Aleitamento materno é tema de palestra na UBS do Jd. Graminha

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Graminha promoveu na manhã desta segunda-feira (22) uma palestra sobre aleitamento materno, voltada às pacientes da unidade. Para recebê-las, as servidoras prepararam um café da manhã e decoraram a recepção da UBS com um painel alusivo ao Agosto Dourado, movimento mundial em apoio e defesa do aleitamento. A unidade faz parte da rede de saúde da Prefeitura de Limeira.

O tema foi abordado pela coordenadora da UBS, a enfermeira Carina Opsfelder Baptistella, a dentista Érica Dalfré Jacon e a enfermeira assistencial, Adriana da Costa. “Nossa ideia foi aproveitar o fluxo de gestantes e mães agendadas com os profissionais de ginecologia e pediatria para falar sobre a importância do aleitamento materno”, comentou Carina.

No painel, foram coladas fotos das próprias servidoras da unidade amamentando seus bebês. Lembrancinhas também foram entregues às mães que participaram da iniciativa, entre elas, Franciele de Oliveira, de 30 anos, que carregava o pequeno João Miguel, de apenas 13 dias de vida. Apesar de ser o terceiro filho, Franciele estava com dificuldade para amamentá-lo e recebeu orientação das enfermeiras da UBS.

“Elas me ensinaram a posicionar meu filho no peito da maneira correta”, afirmou. Mãe de Samuel, 8 anos, e de Maristela, de 6 anos, ela destacou que, até então, não enfrentara nenhuma dificuldade para amamentar os filhos. “Minha filha mamou no peito até quatro anos e sete meses de idade”, disse. “Meu filho mais velho nunca ficou doente, nunca tomou antibiótico na vida”, comentou, ao falar sobre a qualidade do leite materno. Samuel, segundo ela, foi amamentado até dois anos e sete meses.

Durante o evento, as profissionais da UBS também abordaram a importância da doação de leite e o funcionamento do Banco de Leite da Santa Casa, que cedeu material de apoio para ser entregue às mães. “Os benefícios do leite materno são reconhecidos mundialmente”, frisou a enfermeira Adriana da Costa. “O dourado refere-se à qualidade do leite materno, que deve ser o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de idade”, finalizou.

Notícias recomendadas para você