LIVRE ACESSO
Carteirinha para pessoas com diabetes pode ser solicitada a partir de amanhã (23)
22/08/2022 | 14h01

A partir desta terça-feira (23), pessoas com diabetes poderão solicitar a carteirinha que garante a entrada em espaços públicos e privados de Limeira, portando insulina, insumos, alimentos e aparelhos para monitorar a glicemia. O documento, denominado “Livre Acesso”, será emitido gratuitamente pela Secretaria de Saúde. A emissão da carteirinha foi regulamentada pelo prefeito Mario Botion.

Os interessados em solicitar a carteirinha devem enviar, por e-mail, cópias dos seguintes documentos:  RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Além disso, é preciso encaminhar um laudo médico atestando a doença, emitido há, no máximo, seis meses. A pasta salienta que esse laudo deve estar devidamente assinado e carimbado pelo médico. Também é necessário anexar cópia colorida de uma foto 3x4 e informar o telefone de contato. O endereço do e-mail é: livreacessodiabetes@limeira.sp.gov.br. O prazo para emissão da carteirinha é de até 30 dias.

Conforme definição do Ministério da Saúde (MS), “diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo”. A insulina atua “quebrando” as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do corpo. Ainda de acordo com o MS, a doença aumenta a taxa de glicemia no organismo, “levando a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos”. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

No Brasil, existem atualmente mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o que representa 6,9% da população nacional. Não há dados específicos do número de pessoas com diabetes em Limeira, porém, 4.782 pessoas estão cadastradas no Programa de Distribuição de Insumos para Diabéticos Insulinodependentes, mantido pela Prefeitura de Limeira.