XVI
Em edição histórica, Festival Nacional de Teatro de Limeira recebe cerca de 4 mil pessoas
22/08/2022 | 13h10

Nove espetáculos gratuitos foram os responsáveis pelos risos, choros e aplausos de quase 4 mil pessoas durante os oito dias de programação do XVI Festival Nacional de Teatro de Limeira. Nesta edição, o evento assumiu um novo formato e trouxe grupos renomados de teatro para a Praça Toledo Barros e o Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva. A realização foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio do Retomada SP e Juntos pela Cultura.

“Queremos que cada vez mais a população limeirense participe das programações artísticas que são oferecidas gratuitamente e estão sempre repletas de qualidade, como as apresentações do festival”, disse o prefeito Mario Botion.

O festival recebeu os espetáculos: “Cordel Do Amor Sem Fim Ou A Flor Do Chico”, com direção de Gabriel Villela, dramaturgia de Cláudia Barral e apresentação do grupo Os Geraldos, de Campinas, na abertura ocorrida no dia 14; “Circo Charanga”, dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos, com o grupo LaMínima,de São Paulo, no dia 15; “Concerto De Ispinh o e Fulô”, dirigido por Rogério Tarifa, com a Cia do Tijolo,de São Paulo, no dia 16; “O Santo Milagroso”, da Cia do Vôo, dirigido por Tom Rezende, de São Paulo, dia 17; “Estudo Nº 1: Morte e Vida”, por Luiz Fernando Marques (Lubi), com o grupo Magiluth,de Recife, dia 18; "Lágrimas de Um Guarda-Chuva", dirigido por Guto Oliveira,com o grupo Levitar,de Limeira, dia 19; “As Artes Do Rosa Dos Ventos”, pelo Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente (SP), também dia 19 ; “As Patacoadas de Cornélio Pires”, dirigido por Luiz Carlos Laranjeiras, com o grupo Andaime, de Piracicaba, dia 20; e “O Caso Severina”, da Fraternal Cia de Arte e MalaArtes, dirigido por Ednaldo Freire, de São Paulo, dia 21.

“Foi uma imensa alegria ver o Teatro Vitória e a Praça Toledo Barros repletas de pessoas interessadas pela arte cênica. O intuito do festival é aproximar a população das artes e isto, de fato, aconteceu. O Festival Nacional de Teatro de Limeira foi um sucesso e trouxe para a cidade alguns dos melhores grupos de teatro do país”, compartilhou o secretário de Cultura José Farid Zaine.

O festival foi selecionado pelo programa estadual Retomada SP junto a outras 20 cidades e reuniu apresentações de rua e adultas. Além do envolvimento do público, escolas participaram na votação do Júri Estudantil, responsável por escolher as apresentações destaque do evento. A divulgação do espetáculo vitorioso nesta categoria ocorre nos próximos dias.