Fraternal e Andaime encerram maratona teatral neste final de semana
19/08/2022 | 11h16
Fraternal e Andaime encerram maratona teatral neste final de semana

Reta final do XVI Festival Nacional de Teatro de Limeira apresenta mais dois espetáculos neste final de semana no Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva. No sábado (20), o grupo piracicabano Andaime apresenta “As Patacoadas de Cornélio Pires”, às 20h. Já no domingo, direto de São Paulo, a Fraternal Companhia de Artes e Malas-Artes traz “O Caso Severina”, às 19h. Toda programação é gratuita. A ação é uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio do Retomada SP e Juntos Pela Cultura.

Em 75 minutos, “As Patacoadas de Cornélio Pires” retrata a obra de Cornélio Pires, genuinamente paulista, enraizada na figura mais representativa e autêntica da cultura popular – o caipira. O espetáculo tem a forma do teatro musical brasileiro, através da integração entre a narrativa e a sonoridade, a comunhão da prosa com a música. A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. O processo de criação do grupo evoluiu naturalmente para a ampliação da visão do teatro folclórico, direcionando-o para a identificação de elementos arquetípicos e, como tal, presentes e vibrantes em todos nós, independentemente de regionalismos e peculiaridades.

No elenco, estão: Antonio Chapéu, Bruno Agulhari, Márcio Abegão, Tiago de Luca, Jennifer Garcia, Domingos de Salvi e Jonathas Beck. A direção é assinada por Luiz Carlos Laranjeiras e a classificação é livre.

Já o espetáculo “O Caso Severina” narra a história de uma mulher, de 44 anos, que manda matar o próprio pai. A obra é inspirada em história real, ocorrida na região do Agreste de Pernambuco, em 2015, onde uma agricultora, mãe de cinco filhos, contrata dois matadores de aluguel para matar o pai com seu próprio facão.

Fazem Parte do elenco: Aiman Hammoud, Mirtes Nogueira, Maria Siqueira, Giovana Arruda e Carlos Mira. A direção é de Ednaldo Freire. A classificação indicativa é de 12 anos e a duração é de 70 minutos.

O Teatro Vitória fica na Praça Toledo Barros, s/nº - Centro.