ABASTECIMENTO
Limeira utiliza reserva de água requisitada por decreto para enfrentar estiagem
04/08/2022 | 17h46
Limeira utiliza reserva de água requisitada por decreto para enfrentar estiagem

A represa Salto do Lobo passou a ser utilizada, desde terça-feira (2), para complementar a captação de água para abastecimento em Limeira. O uso da represa está previsto desde junho de 2021, quando o prefeito Mario Botion assinou decreto requisitando a reserva de água. Inclusive, esta medida foi discutida em reuniões da Comissão de avaliação e acompanhamento da crise de abastecimento de água de Limeira, convocadas pelo chefe do Executivo, e com participação de secretários municipais e representantes da BRK e de outras instituições.

De acordo com a BRK, o uso da represa se deve ao período de estiagem – Limeira não registra chuvas significativas desde 31 de maio, segundo a empresa – e às condições críticas dos mananciais de captação da cidade, que são o Rio Jaguari e o Ribeirão Pinhal. A concessionária informou que a reserva de água da Salto do Lobo vai manter a quantidade e a qualidade do abastecimento em Limeira.

“A nossa administração sempre agiu de forma preventiva para enfrentarmos crises hídricas em nosso município. A requisição da represa Salto do Lobo é uma, entre outras providências, para minimizar o impacto da falta de água para a população. Temos que usar esse recurso natural com sabedoria e cada cidadão pode fazer a sua parte economizando água”, reforça o prefeito Mario Botion.

A requisição da represa segue válida enquanto for necessário, conforme prevê o decreto municipal. Segundo a BRK, atualmente, 60% da captação de água em Limeira ocorre pelo Rio Jaguari, e os outros 40%, vêm da represa, que abastece, por meio de sifões, o Ribeirão Pinhal.

Além das medidas para garantir o abastecimento de água à população, a prefeitura, em parceria com a BRK, segue com campanhas para conscientizar os munícipes a utilizarem, de maneira consciente, a água. Recomenda-se, por exemplo, evitar lavar carros e calçadas, e quando possível, promover o reaproveitamento de água.