CONDIÇÃO FEMININA
Evento no Senac discutiu os 16 anos da Lei Maria da Penha
03/08/2022 | 10h51
Evento no Senac discutiu os 16 anos da Lei Maria da Penha

“A política pública com o olhar de gênero na assistência social” foi o tema de uma palestra realizada ontem (2), no Senac Limeira, pelo Conselho Municipal da Condição Feminina, em parceria com a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência.  Com apoio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Piracicaba, do Ceprosom e do Senac, a iniciativa marcou os 16 anos de promulgação da Lei Maria da Penha.

Integraram a mesa de abertura do evento, a vice-prefeita Erika Tank, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, a vereadora Isabelly Carvalho, a diretora técnica da Drads de Piracicaba, Maria Aparecida Ribeiro Germeck e a presidente do Conselho da Condição Feminina, Ana Maria Sampaio.

Erika Tank deu as boas-vindas aos presentes, que lotaram o auditório do Senac. A vice-prefeita ressaltou que a Lei Maria da Penha é considerada uma das melhores leis a respeito do tema no âmbito mundial. No entanto, chamou a atenção para os crescentes casos de violência contra a mulher, citando, entre outros, o flagrante de estupro de vulnerável em Limeira, captado pelas Câmeras da Central de Monitoramento Remoto do Terminal Urbano de Ônibus, no dia 30.

“Estamos aqui em busca de garantir um futuro melhor para as mulheres e tornar efetiva a Lei Maria da Penha”. A vice-prefeita também agradeceu a todas as instâncias do município envolvidas na Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, assistentes sociais do Ceprosom e profissionais de Saúde e de Educação.

Aucélia Damaceno, por sua vez, falou da importância da implantação da lei Maria da Penha, que segundo ela, trata-se de um respaldo legal para agir nos casos de violência contra a mulher. A presidente do Ceprosom observou, ainda, que é necessário avançar ainda mais para que essa lei seja de fato cumprida.

Como anfitriã do evento, Ana Maria Sampaio também destacou a relevância da Lei Maria da Penha, pelo fato de coibir e de prevenir a violência contra a mulher. “Esse evento, com a presença dos profissionais que atuam na área, permitirá a todos discutir e aprender um pouco mais sobre o assunto”, afirmou, referindo-se à palestrante e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Marcela Purini Belem, que falou a seguir.