BIBLIOTECA MUNICIPAL
Crianças passeiam pelo mundo de Harry Potter
20/07/2022 | 18h29
Crianças passeiam pelo mundo de Harry Potter

O universo da magia saiu das páginas dos livros de ficção e tomou conta da Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz, na tarde desta quarta-feira (20). Em mais uma atividade da programação de férias, denominada “Harry Potter Day”, um grupo de aproximadamente 30 crianças participou de uma gincana sobre o tema, além de uma oficina de escrita invisível. A biblioteca é mantida pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

O espaço estava decorado com objetos referentes à saga Harry Potter, como o famoso chapéu de bruxo e uma estátua do personagem Dobby (o elfo de olhos verdes). O clima de magia também foi realçado pelos figurinos da coordenadora da biblioteca, Daniele Pedroso Fernandes, e a estagiária de Biblioteconomia, Isa Kehl, que lideraram a atividade. “Escolhemos esse tema em razão do grande interesse que ele desperta no público infantil”, comentou Daniele.

Para a gincana, as crianças foram divididas em três grupos, Dragões, Tronquilhos e Hipogrifos, nomes das criaturas da saga. Um sorteio foi usado para a formação dos grupos. Cada participante retirava, de dentro do chapéu de bruxo, um adesivo com o desenho de uma das três criaturas - uma alusão à Cerimônia de Seleção, realizada no início do ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts.

Na sequência, os grupos disputaram algumas provas, como a corrida da varinha e o arremesso de bolinha. O desafio final foi a “Caça ao Pomo de Ouro”, em que as crianças procuravam as pistas escondidas na biblioteca. Cada pista continha uma charada, que ao ser desvendada, levava o grupo até a próxima pista. As provas contabilizavam pontos e a equipe vitoriosa foi a dos Dragões.

FANTASIA

As crianças entraram no clima da brincadeira. Mariah Godoi, de 8 anos, era uma das participantes mais empolgadas. Nascida bem depois do lançamento da série Harry Potter, ela contou que conheceu o pequeno bruxo pela televisão. “Sou fã”, resumiu. Vestida com capa, saia e gravata, ela contou que a mãe costurou a fantasia no dia anterior, especialmente para a ocasião. “Fiquei muito feliz, eu amo Harry Potter”, comentou.

A mãe de Mariah, Juliana Vieira de Godoi, que é artesã, contou que durante as férias costuma pesquisar atividades para a filha e foi pessoalmente à biblioteca em busca da programação. “Achei o tema bem interessante e resolvi trazer minha filha e uma amiga”, revelou.

As atividades na Biblioteca Municipal vão até 29 de julho. Amanhã (21), acontece o “Dia de Trívia sobre mundo Marvel e DC” e, na sexta-feira (22), o “Dia de Quebrar Recordes Bizarros”. As ações acontecem às 14h e são voltadas para participantes a partir de seis anos. A unidade está localizada no Parque Cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-6539.