SEMANA DA VISIBILIDADE
Palacete Levy exibe gratuitamente
19/07/2022 | 11h27
Palacete Levy exibe gratuitamente

Compondo a programação da IV Semana da Visibilidade, acontece nesta quarta-feira (20), às 19h, no Palacete Levy, a exibição gratuita do filme “Deserto Particular”. A realização é do coletivo SobreViver e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do SESC Piracicaba, Cine Câmara e Cine Vagalume- Unicamp.
O filme de Aly Muritiba foi o escolhido pelo Comitê Brasileiro de Seleção, entre uma lista de 15 filmes, para representar o Brasil no Oscar 2022. Entretanto, o longa, apesar de premiado em Veneza, não chegou a ficar entre os semifinalistas anunciados pela academia. “Deserto Particular é um bom representante do atual cinema brasileiro, tecnicamente bem cuidado, com um roteiro interessante que reserva surpresas no último ato”, explicou o secretário de Cultura, cinéfilo e crítico de cinema, José Farid Zaine.
Aly Muritiba nasceu na Bahia, veio para São Paulo e depois foi para Curitiba. O diretor se destacou em longas que tiveram aplausos da crítica e prêmios em festivais, como “Ferrugem” e “Para Minha Amada Morta”.

A história contada no longa é a de Daniel, um policial suspenso de suas atividades pelo envolvimento num caso de espancamento de um rapaz, coisa que será esclarecida ao longo da narrativa. Ele é filho de um ex-policial, agora doente e incapacitado. Tem uma irmã que se declara lésbica, o que causa visível incômodo nele. Talvez aí esteja a maior bandeira que o filme dá logo no começo.

Acontece que Daniel conversa pela internet com uma moça baiana, Sara, mantendo com ela cálido romance à distância. Com as notícias circulando sobre a situação de Daniel junto à justiça, Sara interrompe as conversas e trocas de fotos com ele, simplesmente desaparecendo. Ela não responde às mensagens nem atende às chamadas de voz. Daniel decide, então, empreender uma viagem corajosa para tentar encontrar Sara, por quem está completamente apaixonado. Sua busca envolve fazer fotos da moça e espalhar pela cidade de Sobradinho, com seu número de celular para contato. Não tarda a aparecer alguém que dará notícias de Sara, começando aí uma jornada de descobertas e solução de enigmas, que levarão Daniel e Sara a um mergulho em suas próprias vidas, suas histórias, seus desejos.
“Deserto Particular” atrai a atenção do público, que desconfia do desfecho da história, mas fica preso a ela, sendo essa uma qualidade de Muritiba, manter o interesse da plateia. O elenco também é homogêneo, com destaque para Antonio Saboia e Pedro Fasanaro. Há ainda uma participação de Laila Garrin e Zezita Matos.