Inscrições abertas para curso de poda na arborização urbana
01/07/2022 | 16h13
Inscrições abertas para curso de poda na arborização urbana

A Prefeitura de Limeira promove mais uma edição do curso de poda na arborização urbana. A iniciativa é gratuita e voltada a profissionais interessados em prestar o serviço no município. Após capacitados, irão integrar o cadastro municipal de profissionais autorizados a realização de poda e remoção mediante autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

O curso terá dois dias de duração, 19 e 20 de julho, e será ministrado na Sede dos Conselhos da Secretaria de Educação, que fica no Parque Cidade de Limeira. No dia 19, as atividades ocorrem das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h. Já no dia 20, a aula é somente no período da manhã, das 8h30 às 12h30. Para se inscrever, o interessado deve comparecer pessoalmente ao Departamento de Política Ambiental (Rua Prof. Nestor Martins Lino, 206, Jd. Santa Lúcia). É necessário apresentar cópia de CPF, RG e comprovante de residência, além de uma foto 3x4. O atendimento é das 9h às 16h.

CONTEÚDO

O curso abordará diversos temas relacionados à arborização urbana, além dos critérios técnicos que devem ser adotados para a poda e manutenção de árvores. Confira o conteúdo completo:

- Benefícios da Arborização Urbana

- Como escolher a espécie de árvores mais adequada para cada local

- Como são feitos os plantios de árvores nas calçadas

- Como fazer uma calçada ecológica

- Poda e manutenção de árvores: poda de limpeza, poda de condução, poda emergencial e poda de restauração

- Fiscalização Ambiental na preservação da arborização urbana

- Procedimentos técnicos e equipamentos de segurança na execução da poda

- Remoção de árvores

- Análise da saúde das árvores com uso de tomógrafo

- Como adquirir mudas dos viveiros mantidos pela Prefeitura de Limeira