330 VAGAS
Prefeitura e Senac assinam acordo para cursos de iniciação ao trabalho
13/06/2022 | 15h59
Prefeitura e Senac assinam acordo para cursos de iniciação ao trabalho

O prefeito Mario Botion assinou na manhã desta segunda-feira (13) um acordo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que irá oferecer cursos gratuitos de preparação para o mercado de trabalho, voltados ao público jovem. Serão abertas 11 turmas com até 30 alunos, totalizando 330 vagas. Participaram da assinatura do convênio, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, a gerente do Senac Limeira, Sueli Miwa, além de coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Limeira.

Botion falou do desafio de capacitar a mão de obra para atender a crescente demanda do mercado de trabalho, considerando-se a retomada da economia. “Iniciativas como essas são muito importantes para alavancar o ingresso dos jovens nos postos de trabalho”, frisou.

O acordo com o Senac seguiu o regime de mútua cooperação, em que não há transferência de recursos públicos por parte da prefeitura. Dentro dessa proposta, os cursos serão executados pelo Programa Senac de Gratuidade, no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Nesse sentido, Sueli destacou a missão do Senac, enquanto instituição formadora de profissionais para atuar nos diversos segmentos econômicos. “Nosso objetivo é somar esforços para oferecer aos adolescentes essa primeira base para o ingresso no mercado de trabalho”, comentou. Ela salientou, ainda, que a metodologia utilizada permitirá aos jovens buscar novas áreas do conhecimento.

Os cursos serão voltados a jovens de 14 a 21 anos, que estejam em busca de orientação sobre o universo profissional. O conteúdo abordará questões relacionadas à identificação das oportunidades no mercado, organização financeira pessoal, empreendedorismo, trabalho em equipe, comunicação oral e escrita, networking, entre outras.

A primeira turma começou as aulas hoje, no Centro Comunitário do Parque Nossa Senhora das Dores 2. As aulas ocorrem no período da tarde e seguem até dezembro, ao todo, serão 160 horas de ensino.

Ainda é possível fazer a inscrição e os interessados devem procurar o Cras ou o Centro Comunitário mais próximo de sua residência, onde deverão preencher os formulários do programa, além apresentar cópia simples dos seguintes documentos: declaração de andamento ou certificado de conclusão da Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação Técnica de Nível Médio), RG e CPF.

Como os cursos são oferecidos pelo Programa Senac de Gratuidade, é preciso atender alguns pré-requisitos para se candidatar às bolsas, tais como: ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental 2; ter renda bruta familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos; não estar participando de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudos em qualquer unidade do Senac São Paulo; entre outras.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no serviço de Proteção Social Básica do Ceprosom, pelo telefone 3404-6273.