EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Semana do Meio Ambiente é encerrada com atividade no Horto; mais de 1.400 mudas são doadas
10/06/2022 | 18h08

A Prefeitura de Limeira desenvolveu uma série de atividades voltadas para a educação ambiental durante a Semana do Meio Ambiente 2022. O encerramento contou com 120 alunos da Emeief Profª. Maria Apparecida de Luca Moore, que participaram de visita monitorada no Horto Florestal na manhã de hoje (10). As crianças conheceram o processo de produção de mudas no Viveiro Municipal e visitaram a Casa Sustentável. Em seguida, dispersaram sementes em uma área verde do local. A manhã foi encerrada com piquenique.

Ao longo da semana, foram doadas ao todo 1.407 mudas de árvores nativas. Ocorreram “drives” no Jd. do Lago, Horto Florestal, Parque Cidade e praças da região central. A parceria com o Limeira Shopping possibilitou a doação de 653 mudas. Na área rural, ocorreram “drives” nos bairros Lagoa Nova e Pereiras, com a doação de 200 mudas.

Para o prefeito Mario Botion, a semana cumpriu com o objetivo de levar conscientização para a população. "Nosso compromisso com o meio ambiente é durante todo o ano, mas a semana vem para reforçar a importância de zelar pelos recursos hídricos, mata ciliar, reflorestamento e tantas outras ações que são essenciais para a nossa sobrevivência. Essa deve ser a preocupação de toda a população, para valorizar e preservar nosso meio ambiente", disse.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressaltou que a cooperação foi o que marcou as atividades. “Nós pudemos contar com diversas parcerias que enriqueceram e potencializaram muito o nosso trabalho”, afirmou. Simone ainda frisou que a programação foi ampla e buscou abordar diversos temas que permeiam as questões ambientais.

A abertura das atividades, no dia 4, foi um exemplo disso. Ocorreu ação de limpeza da nascente e plantio de árvores para recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) no Parque Ecológico do Jd. do Lago. Foram recolhidos mais de 100 kg de material reciclável, que foi encaminhado para um Ecoponto. A iniciativa contou com apoio da Associação de Moradores do Jd. Aeroporto, Escola Estadual Dom Tarcisio Ariovaldo Amaral e das comunidades da Igreja Católica São Marcos e Jesus Cristo Bom Pastor.

Já no dia 8, quarta-feira, foram desenvolvidas ações em parceria com a Feira do Produtor Rural. Houve degustação de receitas sustentáveis, com aproveitamento integral dos alimentos, feitas com produtos comercializados na feira. Além disso, os visitantes puderam participar de uma dinâmica sobre coleta seletiva, conhecer uma maquete de bacia de retenção e receber orientações sobre guarda responsável de animais.

A estudante universitária Júlya Clara de Freitas, 21, conta que veio até o Parque Cidade para participar da Semana do Meio Ambiente e que gostou do que encontrou. “Achei interessante, foi uma oportunidade de relembrar conhecimentos sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente”, avaliou. Ela também disse que ainda não conhecia a Feira do Produtor e que voltará outras vezes.

Já o músico Flávio Vasconcelos, 34, ficou sabendo da ação por meio de amigos e veio em busca da doação de mudas. “Eu estou reflorestando uma área do meu sítio e sempre que possível planto novas mudas. Também estou levando algumas frutíferas para outra área”, falou. A produtora rural Rosângela Hergert Bueno, 52, afirmou que aumentou o movimento de clientes durante as atividades da Semana do Meio Ambiente. Ela também aproveitou para levar algumas mudas.

Escolas municipais também tiveram grande participação nas atividades da semana, além Emeief Profª. Maria Apparecida de Luca Moore. Realizaram visita na nascente modelo 30 alunos da Emeief Aracy Nogueira Guimarães. Eles aprenderam sobre a importância de preservar a água. Já a Emeief Mario de Souza Queiroz Filho recebeu a equipe do Zoológico para palestras sobre animais. A atividade chegou a 42 crianças. A Escola Legislativa da Câmara de Limeira promoveu a palestra “Consumo consciente e mudanças climáticas”, que  foi ministrada pelo gestor ambiental Rodrigo Novo, na Emeief Prof. Nestor Martins Lino.