OFICINAS CULTURAIS
Atividades de formação para as artes seguem a todo vapor; novas inscrições acontecem em julho
10/06/2022 | 10h37

Mais de 270 munícipes já investiram em formação cultural gratuita pelo acesso às oficinas culturais oferecidas pelo Departamento de Formação para as Artes, da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. Neste primeiro semestre, 16 cursos foram iniciados em bairros diversos da cidade. “As Oficinas Culturais são resultado de um grande investimento feito pelo município na formação da população limeirense. Levar cultura aos bairros é  uma prioridade do governo”, explicou o prefeito Mario Botion.

Neste primeiro semestre, as oficinas são realizadas em 12 locais, sendo 10 bairros diferentes: Centro, Jardim Aeroporto, Jardim Ipiranga, Jardim Residencial Roseira, Jardim Residencial Santina Paroli, Jardim Santa Adélia, Jardim Vista Alegre, Nossa Sra. das Dores, Residencial Rubi e Vila Paraíso. “A cultura chega aos bairros promovendo acesso e formação, e oferecendo espaço ao trabalho de artistas de Limeira e região”, complementou o secretário de Cultura José Farid Zaine.

O responsável por atividades de fotografia, Tiago Degaspari, é responsável por duas turmas que, juntas, reúnem 32 alunos. “Notamos que, pela quantidade de participantes, as oficinas culturais eram muito aguardadas. São duas turmas de fotografia e ambas estão cheias e com lista de espera. No dia a dia, nota-se claramente o entusiasmo dos participantes”, comentou.

A experiência também se estende à profissional de artesanato Claudia Marisa Teixeira. “As oficinas são muito ricas, com um grupo muito homogêneo, que tem vontade de aprender e compartilhar experiências e momentos. Uma experiência agradável, afetiva e de crescimento para todos”, reforçou.

Zeca Johnes é professor de "passinho", oficina que resgata músicas que foram sucesso nos anos 80 e seguem agitando festas até hoje. “Não é só para adulto, famílias inteiras participam. A oficina contou com muitas inscrições e está dando super certo, cada dia evoluindo mais. Foi muito legal essa iniciativa de chamamento público para resgatar essa dança de passinho flashback´", disse. O chamamento público foi oferecido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

PRÓXIMAS INSCRIÇÕES

No momento, a única oficina que recebe inscrições é “Arte Brasileira Queer”, oferecida por Jonathan James e com início em 28 de junho. As inscrições podem ser feitas na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A partir de 4 de julho começam as inscrições para as oficinas oferecidas no segundo semestre. São aulas nas áreas de artesanato, audiovisual, circo, yoga, dança, fotografia, moda, música e teatro. Mais informações acerca desta etapa serão divulgadas em breve. O telefone de contato é 3441-5493.