CONSCIENTIZAÇÃO
Campanha sobre Dignidade Menstrual chega às redes sociais da prefeitura
25/05/2022 | 13h29
Campanha sobre Dignidade Menstrual chega às redes sociais da prefeitura

A Dignidade Menstrual é o tema de uma campanha de conscientização que a Prefeitura de Limeira lança nesta semana, por meio de depoimentos que serão veiculados nas redes sociais. A iniciativa é do prefeito Mario Botion e da vereadora Mariana Calsa, com apoio da Acil e do coletivo Roda da Saia, em alusão ao 28 de maio, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Internacional da Dignidade Menstrual. Limeira foi uma das primeiras cidades do estado a contar com uma legislação dessa natureza. A lei foi sancionada em setembro por Botion, a partir de propositura da vereadora, e atualmente, está em fase de regulamentação.

De acordo com Mariana, a Dignidade Menstrual vai muito além do acesso universal aos absorventes íntimos. O conceito, conforme ela, engloba também a promoção da saúde da mulher, o combate à desinformação sobre a menstruação e o enfrentamento à desigualdade de gênero na execução das políticas públicas. “O acesso aos absorventes e às informações corretas sobre o ciclo menstrual passam pelo direito à educação e à saúde”, ressaltou a vereadora.

Ela destacou que a dificuldade em torno dos absorventes afeta principalmente o desempenho escolar de mulheres jovens, que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. “Uma em cada quatro alunas já deixou de ir à escola pela falta de absorventes”, afirmou. Sem condição de comprar absorventes ou itens básicos de higiene pessoal, muitas acabam utilizando materiais inadequados para conter o fluxo menstrual, como miolo de pão, algodão, jornais, entre outros. “São condutas que podem provocar infecções e outros problemas graves de saúde”, alertou.

Em abril, o coletivo Roda da Saia foi recebido pelo chefe do Executivo para tratar da Dignidade Menstrual. Na ocasião, também participaram do encontro, a primeira-dama Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank e a vereadora Mariana Calsa. A socióloga e coordenadora do grupo, Mara Jacqueline de Oliveira, lembrou que o Roda da Saia se posicionou ativamente pela aprovação na Câmara Municipal do projeto elaborado pela vereadora.

Mara defendeu a importância da causa por duas vertentes. A primeira, pelo fato de garantir o acesso das mulheres à saúde pública. E a outra, por evitar que as meninas em situação de vulnerabilidade social faltem à escola durante o período menstrual, considerando-se que, atualmente, elas começam a menstruar cada vez mais cedo. “Existe um grande número de meninas que começam a menstruar aos 8 anos”, contou.

Ela, ainda, discorreu acerca do tabu criado em torno da menstruação. “As famílias pouco falam com as meninas sobre a menstruação ou tratam esse período como algo absolutamente natural”, relatou. “As adolescentes, no geral, não tem informação, sentem vergonha de conversar sobre o assunto”, completou Mara. Nesse sentido, ela também chama a atenção para o papel da escola em esclarecer o tema e levar informações corretas às estudantes.

Já a vice-presidente da Acil e superintendente do Conselho da Mulher Empreendedora, Rosi Luck, ponderou que o tema da Dignidade Menstrual também tem mobilizado a entidade. No ano passado, a campanha “Florescer”, lançada pelo Conselho e pela OAB, conseguiu arrecadar 13.447 absorventes íntimos - doados posteriormente ao Fundo Social. “Neste ano, faremos uma campanha ainda maior”, frisou.