18 DE MAIO
Limeira fará eventos para lembrar Luta Antimanicomial
13/05/2022 | 17h48
Limeira fará eventos para lembrar Luta Antimanicomial
A Prefeitura de Limeira e o Fórum Limeirense de Luta Antimanicomial promovem a partir da próxima segunda-feira (16) diversas atividades para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. As ações seguem até dia 27 e têm apoio da Escola de Meditação Brahma Kumaris, Faculdade de Americana (FAM), Centro de Defesa das Crianças e do Adolescente (Cedeca), Sindsel e Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Um dos destaques será a exposição “Nossa loucura é mais lúcida que o seu preconceito”, que reúne trabalhos de pessoas atendidas nas três unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps ij, Caps II e Caps AD). Haverá, ainda, roda de conversa, exibição de filmes e caminhada pelo Centro da cidade.

Segundo a psicóloga e chefe da Divisão de Especialidades da Secretaria de Saúde, Mayra Antonieta Vasconcelos Araújo, o movimento antimanicomial caracteriza-se pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão.

Mayra salienta que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, o direito de viver em sociedade e o direito de receber tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Confira a programação:

16/5 - segunda-feira
9h – Oficinas para confecção de faixas, cartazes, quadros, poemas e peças de artesanato que serão expostos durante o evento;

Local: Ação simultânea em todos os três Caps;

15h – Aula de Pilates ministrada pela fisioterapeuta do Caps ij, Rutheane Madruga, voltada a pacientes e familiares dos Caps;

Local: Caps ij - Rua Samuel Chequi, 355, no Jd. Montezuma.

17/5 - terça-feira
8h30 – Roda de conversa com familiares e usuários dos três Caps;

Local: Caps AD - Rua Piauí, 754, na Vila Cláudia;

15h - Roda de conversa e atividade de meditação, coordenada pela Brahma Kumaris;

Local: Caps AD  - Rua Piauí, 754, na Vila Cláudia;

19h - Exposição “Nossa loucura é mais lúcida que o seu preconceito” e roda de conversa com os alunos da FAM;

Local: Faculdade de Americana (FAM).

18/5 - quarta-feira
8h às 9h – Café da manhã e concentração para caminhada;

Local: Caps II  - Rua Treze de Maio, 82, no Centro;

9h – Caminhada e panfletagem do Caps II até a praça Toledo Barros;

18h – Pracine, com a exibição do filme “Nise - O coração da Loucura”, seguido de debate aberto ao público em geral;

Local: Coreto da Praça Toledo Barros, na Av. Dr. Trajano de Barros Camargo, s/nº;

18h – Palestra mediada pelo psicólogo e coordenador do Caps AD, Pedro Henrique Pirovani Rodrigues. O evento será destinado aos alunos da faculdade;

Local:  Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

19/5 - quinta-feira
9h – Exposição “Nossa Loucura é mais lúcida que o seu preconceito”, cinepipoca e roda de conversa sobre o tema “Reforma Psiquiátrica - cuidado em Liberdade”, mediada pela psicóloga e coordenadora do Nasf, Josiane Miranda;

Local: Cras Casa das Famílias  - Av. Dr. Antônio de Luna, 1.323, no Jd. Aeroporto.

20/5 - sexta-feira
9h - Cinepipoca, com o filme “O Rei do Show”;

Local: Caps AD - Rua Piauí, 754, na Vila Cláudia;

15h - Cinepipoca, com o filme “O Rei do Show”;

Local: CAPS ij - Rua Samuel Chequi, 355, no Jd. Montezuma.

21/5 - sábado
14h - Piquenique, oficinas artística e cultural, música e dança indígena;

Local: Bosque Prefeita Maria Thereza - Rua Boa Morte, 135.

24 a 27/5
Exposição “Nossa Loucura é mais lúcida que o seu preconceito”;
Local: Prefeitura de Limeira (Edifício Prada) - Rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179.