INTEGRAÇÃO
Limeira sedia reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano
28/04/2022 | 17h16
Limeira sedia reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

O prefeito Mario Botion participou na manhã desta quinta-feira (28) de mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba, que reúne 24 municípios. O evento ocorreu na sede do clube Gran São João e contou com a presença do presidente do Conselho e prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, do subsecretário de Convênios com os Municípios, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Jesse James, da representante da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Sara Monteiro, além de 11 prefeitos de municípios e demais autoridades.

Como anfitrião do encontro, Botion deu as boas-vindas aos presentes e comentou sobre a importância de Limeira acolher mais uma reunião do conselho. “A proximidade com os municípios é uma forma de criar oportunidades de desenvolvimento e de adotar ações que possam ser feitas de maneira coordenada e integrada ao longo do tempo”, disse.

Já o prefeito de Piracicaba falou sobre a pauta da reunião, que incluiu temas como o Plano de Desenvolvimento Integrado de Piracicaba, a utilização de recursos hídricos, projetos de saneamento e da barragem do rio Corumbataí, índices de segurança, indicadores regionais de saúde, entre outras. “Temos uma pauta bem longa, será um dia de muito trabalho”, declarou. “Nosso objetivo é compartilhar informações e experiências”, completou.

James, por sua vez, destacou o prazo para que os municípios apresentem a documentação visando a formalização de convênios com o Estado e a União, que termina em 20 de maio, em razão do período eleitoral. Ele ainda, informou sobre o andamento do processo de revisão da Lei 760/1994, que estabelece as diretrizes para a organização regional de São Paulo. A ideia, conforme o subsecretário, é criar uma agência de desenvolvimento para todo o estado, com filiais em cada uma das regiões metropolitanas, e instituir um fundo para captação e destinação de recursos aos municípios, para que eles possam executar o plano de desenvolvimento.

Ainda na reunião, a representante da Fipe apresentou o estágio atual do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, que está em fase final de elaboração. Sara afirmou que todas as etapas que envolviam estudos técnicos já foram concluídas, assim como a fase do recebimento de propostas relativas aos eixos de interesses comuns: desenvolvimento urbano, planejamento territorial e uso e ocupação do solo, desenvolvimento econômico e atendimento social, meio ambiente e transporte e sistema viário. O próximo passo, segundo ela, é transformar esse trabalho em um projeto de lei que será submetido à Assembleia Legislativa e, posteriormente, servirá de parâmetro aos municípios.